domingo, dezembro 30, 2007

The End

What a waste.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Mudanças...

Este sítio vai continuar em hibernação, até que algo relevante me ocorra para espetar aqui...

Entretanto, é de ver: Coisas da Causa

Lá escreverei d'ora em diante, com mais um grupo de fritos mentais...

domingo, outubro 28, 2007

Catanadas com pinta

Nuno Brederode Santos, em altas no DN:

Era, pois, Putin (ou "putine", como escrevem os franceses, carinhosamente empenhados em não dizer "putain") o impedimento no trânsito. Putin, mais o seu blindadíssimo Mercedes "Lang" e um discreto exército de querubins, antropomorficamente ursídeos louros, de fato escuro a exalar o pistolão. Saudades de Rasputine. Comparado, até Sarkhozy (um dopado para a vida que se julga o topo de uma pirâmide humana formada por Vercingetórix, Carlos Magno, Luís XIV, Napoleão e De Gaulle) cirandou entre nós no cinzento anonimato de um burocrata de terceira linha.

Cada tiro, cada melro. Realces adicionados.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Motim nas galeras

Haja alguém com o mínimo de bom senso para parar os Josés Manuéis Fernandes que pululam neste mundo...

Jornalistas revoltam-se no 'El País'

domingo, outubro 14, 2007

Ódios contados

You're in more dire need of a blowjob than any white man in History.

Alberto Gonçalves, no DN

quinta-feira, outubro 04, 2007

20 anos de Erasmus

O PÚBLICO assinala o 20º aniversário do programa Erasmus com este artigo. Lembra-me algo, mas não sei precisar o quê. Em todo o caso, eu estive envolvido no Campus Europae. Whatever. Um ou outro, aconselho toda a gente a mudar de ares. A abolição de fronteiras começa nas mentalidades.

Tenho saudades de assassinar Inglês com a malta!

quinta-feira, setembro 27, 2007

Um dia de merda II

Depois duma desgastante investigação, descubro que um comunicado policial deturpa as conclusões do inquérito. Começam os problemas.

http://www.oln.pt/noticias.asp?id=13679&secc=1

quinta-feira, setembro 20, 2007

Um dia de merda...

Nem sei por onde começar... Na véspera, e encarregue de safar dois polacos um bocado perdidos a quem prometi estadia por uma noite, um jantar em minha casa resultou nuns quantos disparos de extintor dentro da sala, depois a partir da janela, por parte de um dos convidados, sem que isto implique que houvesse de facto um incêndio. Saí de casa, e quando voltei já outros dois extintores tinham sido usados pelo prédio fora, tanto nas escadas como nos elevadores. Acordo numa casa cheia de neve carbónica, que por sinal é difícil de limpar, pego em dois polacos e dou-lhes almoço na cantina, antes de começar a bater a cidade a pé em busca de alojamento definitivo para esses mesmos polacos. Ao fim da tarde, chego a casa e tenho dois agentes da PSP à paisana a perguntar pelos extintores. Enquanto espero por uma testemunha de todo o processo, faço conversa com os agentes, devolvo os extintores e deixo os polacos confusos. Resolvida a questão com a PSP, pego num extintor metafórico e ataco a base das chamas metafóricas com o senhorio - falta ainda lidar com o condomínio - cujo apartamento alugámos há menos de um mês. Nisto pego nos polacos e vou mudar um pneu totalmente vazio na minha carrinha. Depois de muita luta, conseguimos levantar a carrinha e soltar os parafusos, para descobrir de imediato que o pneu suplente é um pneu de Inverno. Ignorado esse pormenor, muda-se o pneu. Passamos ao quartel de bombeiros, onde ironicamente há muitos extintores e alguns polícias a ver o jogo do Sporting. O Sporting perde. Arrumo a minha tralha, oriento os polacos, pego na carrinha e vou carregar uma imensidão de tralha, fruto duma espécie de divórcio dum (ex)casal amigo, fico sem gás no isqueiro, pego na carrinha, viajo para Leiria. A meio da viagem, começa aquele zumbido incómodo e despropositado. Chego a Leiria tarde e a más horas, descarrego a carrinha, o meu telemóvel fica sem carga e eu reparo que o carregador ficou em Aveiro. O meu irmão tem o telemóvel desligado. Às 4 da matina, é o meu pai que me abre a porta. É tão tarde que não posso telefonar à esposa, com quem não falo há uma semana. Os meus pés cheiram terrivelmente mal.

Há dias de merda.

terça-feira, setembro 11, 2007

Empréstimos, indeed...

Lembram-se da questão dos empréstimos universitários? Um ladrão de bicicletas lembra-se, e salienta umas contas interessantes. Quem lê isto e tem média de 12?

No mínimo!

Alberto João Jardim é um ícone da democracia, Marques Mendes é alto, George W. Bush é um génio, José Sócrates é socialista, Vital Moreira é independente, Petit é um jogador de classe mundial (né, Seco?), Pepe é um central que vale 30 milhões e «Veiga é como o José Mourinho dos dirigentes»

Eurotrip, the movie

I'm a lazy bastard, but Matevž seems to be a hard working man. At last I see this footage put together, in shape of a kul movie, made by the pro-photographer and outstanding blogger during the second part of our Eurotrip.

Check his blog, if you understand Slovenian!

domingo, setembro 09, 2007

Sei que começa por 'i'...

...mas será 'irónico' ou 'imbecil'?

Israeli 'neo-nazi gang' arrested (BBC)

Paranóia pura

Nada me parece mais perigoso que 101 ml de água mineral ou uma miúda de 4 anos. Terrorismo no seu potencial máximo. Mas já que proibem tanta coisa, que tal proibir a imbecilidade?

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/wales/6983288.stm

sexta-feira, agosto 31, 2007

Empréstimos?

Tenho lido muito acerca deste novo sistema de empréstimos a estudantes universitários, e grande parte do que se lê é ruído...

Vejamos, o DN pinta o cenário cor-de-rosa; o nosso primeiro faz alarde das boas práticas europeias; Vital Moreira faz alarde das boas práticas europeias (recusando qualquer colagem ao nosso primeiro); bloggers de esquerda rebatem os argumentos; Vital Moreira assume-se como a Razão à esquerda; bloggers de esquerda referem exemplos negativos que têm sido apontados como exemplos positivos (boas práticas europeias).

Nisto os bancos vão esfregando as mãos de contentes.

Outra questão gira: Vital Moreira explica-nos que A questão é simples: para os destinatários, trata-se ou não de uma medida vantajosa e bem-vinda?

Não. Eu sou um visado, e desagrada-me a ideia de ficar endividado até ao tutano sem garantias de arranjar um emprego que me permita pagar o que devo, tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais desequilibrado. E tanto ouvimos dizer que os Portugueses estão demasiado endividados e a viver acima das suas posses (a começar pelo Estado) e já querem endividar quem ainda não trabalha.

Uma outra nota, mais localizada. Quero ver se a AAUAv toma alguma atitude consequente em relação a este regime. Aposto que não. Têm que se manter fiéis aos seus princípios e ao seu eleitorado.

sexta-feira, julho 27, 2007

Tree hugging hippie crap

Bando de ganzóinas, vedes o que essa merda faz?!

http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/6917003.stm

sábado, julho 21, 2007

Rīga spirit(s)

To all the Erasmus boys and girls, check this out: I don't drink alcohol except on special occasions. The problem is, for me life is a special occasion. Tough luck. So I brought Rīgas Melnais Balzam, Żubrówka, Kaznacheyskaya and Русский стандарт. Some say that might be enough, but it's hard to quit a healthy routine like we had in Rēznas. Thus I took action and solved that problem as well.





Балтика 3, 5, 6 and 7 available.
Praise the Ukrainians!

sexta-feira, julho 20, 2007

Patronato

As confederações patronais pretendem que venha a ser possível o despedimento por motivos políticos ou ideológicos, defendendo por isso o fim do artigo da Constituição que impede esta possibilidade. Em conunicado, estas confederações defendem ainda a limitação da greve aos interesses colectivos profissionais.

http://tsf.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF182252

Agora alguém acredita nas boas intenções desta gentalha?
Se não é esta a hora de tomar as ruas, não sei quando será!

segunda-feira, julho 16, 2007

O Sermão

Se o Padre António Vieira tivesse uma coluna no DN, esses malvados peixes tinham entrado todos na linha. Felizmente, na nossa época há ainda paladinos da virtude, como João César das Neves, eminente economista, que não tem nada contra os homossexuais, apesar de achar que são uma aberração.

http://dn.sapo.pt/2007/07/16/opiniao/o_futuro_previsivel_sociedade_ondula.html

Amén.

quarta-feira, julho 11, 2007

Sicko

Agora que esse desvairado do Michael Moore voltou a botar o dedo na ferida, desta feita com o sistema de saúde vigente nos EUA, estalou nova bronca. A comparação dos cuidados médicos nos EUA e em Cuba trouxe à ribalta o ranking da OMS de sistemas de saúde. Ficam uns realces:

1 France
2 Italy
3 San Marino
...
12 Portugal
...
37 United States of America
38 Slovenia
39 Cuba
...
103 Iraq
104 Armenia
105 Latvia
...
188 Democratic Republic of the Congo
189 Central African Republic
190 Myanmar

Gostava de conhecer os critérios...

Antologia do hip-hop francês

Vi isto enquanto tomava café, e pareceu-me extremamente apropriado. Fatal Bazooka - Trankillement. Hip-hop francês no seu melhor.


quinta-feira, julho 05, 2007

Chapada de luva branca

Muito se fala agora da flexinsegurança ou lá o que é como o remédio para esta economia pobrezinha que temos por cá. Depois apontam-se exemplos contraditórios para deitar fumo nos olhos. Mas fica aqui algo interessante:

Querem mesmo aprender com a Autoeuropa?
um post do blog Arrastão

quarta-feira, julho 04, 2007

Eurotrip, final credits

Now that the thing is over, there are a few things that should be mentioned.

Best hostel: Goodbye Lenin, in Krakow.
Worst hostel: the hooker place, close to Byalistok.

A big FUCK YOU to:
- Polish and Lithuanian drivers, 'cause they suck;
- Romanian truckers, 'cause the get me late all the time;
- the Kaczynski brothers, just because;
- the French and their prices;
- that prick in Barcelona who refused to help us find an address;
- the Portuguese governments since 1976, 'cause the Spanish live better than us but they pay less for the fuel, namely 95 unleaded.

A big THANK YOU to:
- Pierre, my technical advisor;
- Everybody in Reznas who helped load the car;
- Lois, in Lodz, for showing us around;
- Kasia and her friends in Krakow, for guidance and advice;
- Fred, whose energy is quite an inspiration;
- Katka's mom, for a great meal;
- Joana, in Budapest, for the food, the roof and the tour;
- the guys at the cemetery in Gyor;
- the Mrak family, for the great hospitality;
- the whole group in Ljubljana, for such a complete tour of the local ways;
- Giacomo and his family and friends, in Torino, for their great hospitality also;
- Rafa and Carlos, in Madrid, for the tour, the general help and the calimocho;
- Claudia and her family, for the first real Portuguese meal in months;
- and Marco, for letting me crash on my last night out.

Best travel group ever:
- Danka and Katka, playing a tough role in a men's world. Girls, it really was a prostitution motel. It's good that you're so innocent, but try to pay more attention to details...;
- Matevz, great photographer and better verbal ass-kicker;
- Frederic, outstanding navigator. Top score for Budapest;
- Ziga, never in modern History has such a lazy bitch done so much :) You lasted longest and I salute you for that!

And to wrap it up, the three people without whom this trip would never have happened:
- Helen, for the unconditional support;
- Martins, for all the amazing help with the car.
- the driver...

Latvia - Lithuania - Poland - Slovakia - Hungary - Austria - Slovenia - Italy - France - Spain - Portugal
Quite a ride...

Eurotrip em Português

Estimado(a) leitor(a):

até agora, os relatos desta viagem ficaram resumidos em inglês. À medida que tiver tempo, acrescentarei relatos mais detalhados, com fotoreportagem, a estas últimas postas. À medida que tiver tempo, que não será tão cedo. Fica o aviso, vão vendo como isto desenvolve.

Eurotrip, day 22

Eurotrip is not over until I empty all the luggage, so I saw the University, hit the road again, and in 2 hours I reach Leiria. VIP as I am, I was saluted by a squad of F-16s flying low. Prestige.

It's good to be home. From Reznas iela 10c, to Estrada da Figueira da Foz 165.

Rezna brought me home safe. Best of luck to all the others!

Eurotrip, day 21

Early bird gets the worm. In my case, the parking bill. Ouch. I left the boys sleeping and took on a bigger challenge: another 500 km, this time alone. My trip comes to an end, they have a few more days in Valencia.

Again I must emphasize that Spain is a desert. Unbelievable. I had lunch in Salamanca, crossed the border, felt the difference, and lept riding. Dinner at Claudia's, to deliver another packet, and off to Aveiro. First night in a place I know, first meeting with the locals... I'm almost almost almost there...

Eurotrip, day 20

The tapas are indeed the greatest thing the Spanish thought of, next to leaving Portugal alone. Rafa took us to a place where we payed for two beers and ate like pigs for hours. Great service, I must say. Another nice walk around the center, to get a general idea before the gay crowd hit the streets.

Then the gay crowd hit the streets. Madrid disappeared underneath it. One hour to move 100m with ready elbows and the ass so tight I wouldn't shit for another week. I really felt threatened! Crazy night. Just a bit of calimocho for the way, 'cause my time is almost done...

Eurotrip, day 19

The hardest thing a man can do is to cross half of Spain in a beaten-up old car. That place is a desert. We took 12 hours to get to Madrid, and we were baking for the whole time. Rezna keeps blinking. Her feelings must be hurt.

As we got to Madrid, Rafa managed the hostel and parking, then got us in calimocho mood, with Carlos' help, while talking about the huge party on the streets of the city. There was a huge party alright... EuroPride... They were everywhere...

Anyway, I have to say that the modus operandi of the young Spaniards is quite similar to the Portuguese way: drink outside, piss outside, do whatever you want outside and simply ignore the police. I came back past 6. Home is closer, I can feel it.

Eurotrip, day 18

We almost missed check-out time, but there was a cheaper hostel in the next street, so we left the luggage and started walking around. We beat half of the city, then watched a profesional break-dance group (better than the kids in Krakow) begging for money, and then split. The Slovenians took the hard mission of static observation of weirdos, and Frederic and I went for the hills. Long day, nice places, and a savage destruction night at the hostel. Hooray for the salespersons at La Rambla!

We drank BALTIKA!!

Eurotrip, day 17

Fed up with French prices (it's really an issue) we hit the road to Barcelona. The car started blinking because of overheating. After careful investigation, turns out it's mostly false alarm. Anyway, it gets me worried.

As we hit Spain, I'm the designated speaker, which means I have to speak Spanish. Half of my family won't talk to me ever again, but ok... The climate makes me feel at home, at least. We found good maps and tourist info, so the search for accomodation should be easy. Or at least easier.

The closed parking won't be cheap, but the car is safe. Then the hostal is fancy, but expensive. La Rambla is full of prostitutes, Ziga received an ass compliment with a badly disguised purpose behind it and the whole place is a comic freak show. Lovely.

Eurotrip, day 16

We left Cote d'Azur and its prices and kept on moving to Montpellier. Our diet consists mostly of sandwiches. And not quite fancy sandwiches, except for the those with a big GDP per capita.

Montpellier looks quite nice, and we managed to find a camping spot in decent hours. Loaded up with Quick burgers (not so giant, really) and set the tent in that fancy place in the middle of a field. The idea was to keep the car next to the tent, but our quest for alcohol at Carrefour took too long, and we couldn't bring Rezna in. Tough shit, I took the tent.

As the trip gets long and demanding, we did the right thing. We got drunk in the car. About time.

Eurotrip, day 15

We took a quick guided tour around Torino, where the prostitutes look nice and work daytime also, and gatherings of antique cars colour the streets a bit more. Then a nice meal to gather strength for the road, and off we go again.

Rezna crossed the Alps at over 1400m high, burning some rubber, we hit France, drove for a while, then hit Italy again, and finally France once more. Stupid road. As classy as we looked, we certainly released some magic around the Cote d'Azur, where the bitches are nice and look more expensive than those in Riga, and eventually slept outside again. Well, Frederic and I took the car, but our Slovenian crew took the woods. Balkan style. Fuck yeah.

We sure have some problems with camping protocol.

Eurotrip, day 14

We woke up early for some reason, maybe the broken backs from sleeping inside the car, our Belgian trooper chose the stones by the lake over Rezna's floor, and we went for a morning swim before moving West. Quick stop in Piacenza, and then we hit Torino, to drop off a packet. Giacomo and his family provided some of the best lodging conditions so far... homemade pizza beats it all! We're grateful for the hospitality.

The Italian nightlife is quite peculiar... a crowd on the streets and no party at all. Just people walking up and down and looking good. No surprise, at 5 euros a beer... And by the way, football is indeed an international language. Two guys who claimed not to speak english lost all shame talking about the summer transfers.

segunda-feira, julho 02, 2007

Eurotrip, day 13

We left Slovenia late again, with a bit less luggage and a lot more organized - no longer the amazing amount of loose paper and plastic bags that gave the car that special gipsy touch. All cardboard boxes now. Classy. We have a new passenger, Matevz, also travelling to Madrid.

We stopped at the Slovenian city of Trst, occupied by Italian senior citizens, to get the sea smell, then off to Venezia, which we skipped because I couldn't park the damn car, missed Bologna (and I know someone who will suffer for this one) and ended up sleeping in the car by Laco di Garda, because no camping place would take us at that time. That was a pity, with so many girls for Ziga to feed on :)

Frederic is a trooper, he took the floor of the car!

quinta-feira, junho 21, 2007

Eurotrip, day 12

Ljubljana by day is quite different than by night, but almost as interesting. We took another walk around the city, then a train home, and now it's all about packing up again. We move in the morning to more expensive places... Rest is over, we'll be back on the road - under a heat wave in Italy, nice!

Eurotrip, day 11

Bitchy morning. Waking up early was terrible, but Rezna was finally checked out by a mechanic. Maybe she'll live through. In the afternoon we went to Ljubljana. Great place, great nightlife, great people. But again, waking up early in the morning is a bitch.

Eurotrip, day 10

First real day of rest! We saw Velenje, and the biggest statue of Tito in the world, and also went to the top of the nearest mountain, and we all had lots and lots of rest. And homemade food. Cry, suckers.

terça-feira, junho 19, 2007

Eurotrip, day 9

We left Budapest in the morning, and the water pump blew up again, early in the morning. Again, doubts about the effectiveness of my homecoming plan. We just kept filling it with water and stopped in very gas station on the way. All good. Exit Budapest, lunch in Gyor, on to Austria, all the way south, coffee break in the mountains, into Slovenia. We had to wait until Slovenia, after crossing 5 other borders, for someone to ask what the hell were a Portuguese, a Slovenian and a Belgian doing in a Latvian car. Anyway, Zhiga is a native, he explained the whole deal, and then he took ushome, where we ate like kings and will now rest for sometime - us and the car!

Half of the trip is done!

Eurotrip, day 8

Budapest is great. Beautiful, with its Citadelle, the Castle, the Church in the cave and the millions for Asian tourists. Quite a long day, visiting all this, because the city is quite big and the Duna doesn't make it fresher. In the evening, Hungarian food, very nice aswell, and then another amaying bar, huge place inside an old abandoned building. To top it the best way, I actually slept twice in the same bed! Also, I managed to fix the thing with the thing, so I expect the car to run without problems... It's a long way to Slovenia.

Eurotrip, day 7

What a long day. We left Krakow, moved to Slovakia, dropped the girls off (and their 439,516 kg of luggage), had lunch, rolled across the country, into Hungary, got lost trying to buy the vignette for the highway, then we roamed the streets of Budapest without a clue, until we bought a map of the place. Upon getting the map, we used GPS: Gregoire Positioning System, when Frederic takes a light a guides me through the traffic. We found my friend's flat, I start parking the car just in front and the water pump goes kaput. All day praising the fact that the car moves much faster, and that the roads are good and whatever, then Rezna scares me likes this. I admit I had doubts about coming home. Past the shock, we had homemade dinner and went to a great bar, on the roof of a building, where some imbecile waitress didn't know Russky Standart was a vodka - written on their wall!

Eurotrip, day 6

So I thought that staying one more night in this hostel would mean sleeping one more night in the same bed. Wrong. We had to move to a new room... Anyway, we saw the Jewish quarter, with its synagogues and its flea market and its crowds of Jewish American tourists who all sound like Woody Allen or Jerry Seinfeld, then we visited the Wawel castle, the Cathedral and wandered around, getting a few souvenirs for the family. Fred and I, after my kebab poisoning, returned early to prepare to trip the next day, while the others went out clubbing. They were kind enough to wake us up. Just like in Reznas, but this time they had a key or the room...

Eurotrip, day 5

We moved to a hostel called Goodbye Lenin. As I said, never sleep in the same place twice. Then we met the belgians in Auschwitz, took a guided visit and everyone got a bit more heavy memories from there. Back to Krakow, by night, we met some native friends who took us to a nice polish restaurant where we ate like animals and saw our colesterol skyrocket. Nice! By the end of the day we decided to stay longer in Krakow, because the city is great but we never see it during the day, for some reason.

quinta-feira, junho 14, 2007

Eurotrip, day 4

After a good night sleep, we left Lodz under an amazing thunderstorm, with half of the city flooded. Quite a driving challenge, but Rezna took 3 hours to complain about it. The way to Krakow was long, and finding a hostel proved to be quite difficult, but eventually we settled for a room just across the street from the Opera House. Great location, not so inviting prices... The girls still took a walk at night around the center, but the men need some real sleep.

The idea of spending 2 nights in the same city is so far from our minds that we probably move to a different hostel in the morning.

We hired a bum to watch the car for 5 zlotky :)

quarta-feira, junho 13, 2007

Eurotrip, day 3

Today, the car did not complain. Amazing, considering that our trip has passed the barrier of 1000 km. We left the motel in the morning, and spent most of the day on the road, all the way to Lodz. One of my friends lives here, in a huge and very very nice dormitory, where the rooms have bathroom included. Not complaining about common shower in Reznas. There's like a small city just for the University, with the faculties, dormitories, pubs, clubs, supermarkets, pizzeria...
Not complaining about Maskavas Forstate, or about catching two trams to get to Fizmati, or about the distance to the nearest safe place to drink, or about sharing the neighbourhood with some bums, NOT AT ALL. I would never complain. Like the car.

Two final thoughts: nothing like a roadtrip to make your appreciate a shower, and nothing looks nicer than the trucker-tan I have on my left arm :)

Eurotrip, day 2

Vilnius is great, I highly recommend. We spent the morning there and then off to Poland, with a few stops on the way, because Rezna complains a lot. The lithuanian roads are not so good, and they are full of lithunian drivers, that should all be shot for the kind of things they do at the wheel.

Eventually we made it to Poland, passing a line of trucks about 30 km long at the border, and had to stay in Bialystok, where there were no rooms. We found a roadside motel and crashed there. The girls were happy about the price, until we explained them that the place was actually a bordello
. Tough luck. After all, a roadtrip is a roadtrip.

domingo, junho 10, 2007

Eurotrip, day 1

It's amazing, but we made it to Vilnius. The trip was long and mostly boring, mostly because the lithuanian landscape is boring. Flat, green, forward. Still, we stopped in Bauska to have lunch and see the castle, almost ran out of fuel in the motorway and, when we arrived, the car was doing those alarming noises again. Tough luck.

Now for a late shower, some dinner a perhaps a drink.
Tomorrow morning we're off to Poland, hoping the car we'll live through.

Greetings from all of us!

Eurotrip about to begin

Ladies and gentlemen, boys and girls,

unlike the usual system, this blog will now be written in English for the next three weeks, which is to say, for as long as we're on the road. This is mostly because contacting people while crossing Europe can be a bit difficult. But in any case, my Latvian phone will be active for as long as the roaming allows, just for SMS. E-mail is also a good possibility, as we should find internet access along the way

Anyway, I'll try to keep a regular update on how the trip is going, keeping it short, keeping it real, and in the end I might just feel like telling the whole story with some nice photos on the side. We'll probably issue a DVD.

About the ride: my faithful VW Caravelle, which has been named Rēzna, will be incredibly loaded. Still, we'll get to our destinations. Or not, but that's what's fun about this. You can find the itinerary here, and even though it's in Portuguese everybody should be able to get the point.

In just a few hours, we hit the road. Nice!

sábado, junho 09, 2007

Visitas incómodas

Chega a ser triste o esforço feito para acomodar um hóspede durante um curto período. Ainda por cima um tão burro.

http://dn.sapo.pt/2007/06/09/internacional/seguranca_obrigou_bush_a_mudar_rotei.html

quinta-feira, junho 07, 2007

Eurotripes - itinerário

Para quem não sabe, comprei uma carrinha e vou voltar para casa ao volante. Levo uns mânfios e umas mânfias no bote. Tenho 48 horas para tratar de milhentas merdas mas sinto-me imparável. A aventura começa sábado de manhã.

Para quem precisar mesmo muito de mim, deixo aqui o itinerário previsto. Assim podem saber onde estou em cada dia deste mês e comparar atentamente com as primeiras páginas dos jornais.

10 - de Rīga (LV) a Kaunas (LT)
11 - de Kaunas, por Warszawa (PL) e Łódź, a Wrocław
12 - pausa em Wrocław
13 - de Wrocław a Kraków
14 - pausa em Kraków
15 - de Kraków, por Námestovo (SK), a Budapest (HU)
16 - pausa em Budapest
17 - de Budapest, por Győr, a Velenje (SLO)
18 - pausa em Velenje
19 - de Velenje a Ljubljana
20 - pausa em Ljubljana
21 - de Ljubljana, por Venezia (IT), a Bologna
22 - pausa em Bologna
23 - de Bologna a Torino *
24 - de Torino a Marseille (FR)
25 - de Marseille a Barcelona (ES)
26 - pausa em Barcelona
27 - de Barcelona a Madrid
28 - pausa em Madrid
29 - de Madrid, por Salamanca, a Aveiro (PT)
30 - de Aveiro a Leiria

* possível pausa em Torino, veremos

Realcei as pausas por nenhuma razão em especial.

quarta-feira, junho 06, 2007

Excesso de tempo livre

Sinceramente, não compreendo para que raio serve o Parlamento Europeu. Já tentaram banir a matança do porco e a colher de pau, entre outras imbecilidades, continuam incapazes de produzir legislação séria, e continuam em cruzadas estapafúrdias:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6725161.stm

A propósito, será que, entre 785 cabecinhas pensadoras, alguém terá estado alguma vez num laboratório de termodinâmica? Chupistas.

terça-feira, junho 05, 2007

Portugueses libertados

Os dois portugueses e um espanhol que ainda estavam detidos foram finalmente libertados!

http://dn.sapo.pt/2007/06/05/sociedade/portugueses_detidos_foram_libertados.html

Mas devo dizer que a opinião dos letões com quem tenho falado é bastante negativa. Vieram sacar bandeiras para um dos piores sítios possíveis...

sábado, junho 02, 2007

Manifestação de apoio aos portugueses detidos na Letónia

Conforme referi há uns tempos, um grupo de portugueses e espanhóis foi detido em Rīga há algum tempo, por roubarem uma bandeira numa bubadeira. Neste momento a coisa escalou de tal maneira que o caso está nas mãos do equivalente ao SIS aqui da terra.

Dois já regressaram. Declarações ao DN

O tratamento a que estão a ser sujeitos é grave e inaceitável.

Fica aqui um apelo à participação numa manifestação, enviado por um amigo destes jovens a José Milhazes, que podeis consultar no blog Da Rússia. Lá estão outras informações de relevo. Transcrevendo:

"Conheço directamente uma das pessoas que ainda está detida.

Infelizmente, há que criticar nestas situações. De facto a idade não é de 15 anos, mas sim 25, e a responsabilidade deveria pesar.

A questão importante neste caso, é o modo como foram detidos, acusados, e aparentemente condenados.

O problema é que a acusação está a envolver alguns aspectos políticos e as coisas podem alcançar proporções despropositadas. O tratamento que estão sujeitos na prisão em Riga é preocupante.
Como podem ver no mail abaixo, está a ser organizada uma manifestação amanhã em frente à embaixada da Letónia em Lisboa. A ideia é tornar o caso mais mediático de forma a que exista alguma pressão política que possa pelo menos garantir que eles não são mal tratados.

O objectivo não é desculpar, mas sim que sejam garantidos os seus direitos. Confirmo que as autoridades os agrediram e que os ameaçaram com armas.

Ricardo

> A situação já foi notificada nas noticias, hoje sexta feira vai haver
> uma
> conferência de imprensa no aeroporto com um dos Portugueses já
> libertados às
> 18h. Pretende-se fazer uma manifestação em Lisboa junto à embaixada de
> Lisboa este Sábado ( não será o melhor dia devia de ser durante a
> semana,
> mas o que acontece é que à mesma Hora às 17h vai haver uma também em
> Madrid,
> quando for o jogo Espanha-Letónia), segunda feira de manha deve de haver
> uma
> outra, esta em conjunto com pessoal em vários países da Europa.
>
> O que peço é que consigam falar com o máximo de amigos do Paulo e
> passar a
> mensagem, para estarem no Sábado em frente à embaixada da Letónia em
> Lisboa!!!!"


Não sei que complexos nacionalistas e que movimentações políticas estão por detrás disto (a eleição presidencial foi esta semana), mas protesto contra esta situação perfeitamente absurda. Tratassem de criminosos a sério, que os há muitos por aqui.

Espalhem a palavra e manifestem-se!

quinta-feira, maio 31, 2007

Vaira Vīķe-Freiberga

A acreditar numa série de jornais, a Saeima, que é o Parlamento letão como todos sabem, elegeu o novo Presidente. Esqueçamos o sufrágio directo, então. Parece que o indivíduo até é um homem realizado e competente, mas isto cheirou demasiado a joguinhos partidários.

Por outro lado, o candidato derrotado vinha sendo acusado de colaborar com o regime soviético, mas defende que a actual Presidente não gosta dele por causa duma negociata qualquer. Estava na cara que ia perder a eleição.

Mas não é por isso que escrevo. Aliás, pouco me interessa. O que é importante, e grave, neste caso, é que a Vaira se vai embora!


Valsts Prezidente Vaira Vīķe-Freiberga

Aqui, a Presidente Vaira Vīķe-Freiberga, que termina o seu segundo mandato em Julho, está acima de Deus. Toda a gente adora a mulher, tem um currículo robusto, obra feita, recebeu honras incríveis e acaba por ser uma das poucas personalidades na política local que não merece um valente par de chapadas na tromba. Aliás, costuma ser ela a distribuir as chapadas. Kinky.

Claro que há contestação, ninguém sabe ao certo até que ponto a senhora pode ser influente e o seu papel no sistema é pouco claro. Mas a senhora é sexy, ao nível duma Fátima Campos Ferreira, e poderosa, como um Chuck Norris no feminino. Quase, vá.

Espero que, à semelhança dos nossos Guterres e Sampaio, resolva dedicar-se à cidadania activa nas Nações Unidas, ou mesmo na GRAP, nem sei, mas esta mulher é uma fonte de inspiração para todos os que, como eu, pisaram o mesmo chão que ela.

quarta-feira, maio 30, 2007

Portugal pacato

Parece que uma instituição chamada Economist Intelligence Unit acaba de publicar um índice dos países mais pacíficos no Mundo. Noruega no topo da tabela, Iraque no fundo, poucas surpresas...

Portugal em nono lugar. Tudo pacato.

terça-feira, maio 29, 2007

Humilhante II

Ainda a descasca: no site do DN não se consegue ver a imagem da capa de 23 de Maio (dica do sô ). Gostava de saber se esta notícia do genérico Gato Fedorento teve destaque de capa. Mas gostava mesmo de saber isso.

Actualização: teve destaque, pois! Ei-lo nos arquivos!

Humilhante

Tenho reparado que a informação em Portugal está cada vez mais politizada e sensacionalista. E em relação ao sensacionalismo, agrada-me que seja desmontado uma vez por outra. Só não gostava de estar na pele da jornalista do DN que teve de levar esta ensaboadela do Ricardo Araújo Pereira... Roça o embaraçoso.

segunda-feira, maio 28, 2007

Caça às bruxas II

Morreu Jerry Falwell, mas o seu legado continuará por esse mundo fora, especialmente na Polónia:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6698753.stm

domingo, maio 27, 2007

Democracia exemplar II

É impressionante a forma como as liberdades individuais se vão esvaindo em fumo a pretexto da luta anti-terrorista, que se vem revelando em si mesma uma forma de terrorismo verbal. Uma falsa ameaça de bomba dá cadeia, mas se for um governante a fazê-la em público, não há problema. Espiral descendente.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/politics/6696673.stm

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety.

sexta-feira, maio 25, 2007

A Dualidade do Homem II

Na remota eventualidade de alguma mulher feminina do sexo oposto achar a questão da dualidade muito complicada, eis aqui um guia para simplificar as coisas. Obrigado, Jó, por mais um contributo de relevo. Homens de todo o Mundo, uni-vos!

quinta-feira, maio 24, 2007

Fachos e ameaças II

De facto, a onda neonazi por estas bandas está em altas, mas volta e meia temos boas (?) notícias. Eu e o já tivemos um episódio chato, conheço um gajo do Bangladesh que já levou um tareão, conheci outro português a quem perguntaram "qual era a sua missão"... mas um incidente com uma brasileira não passou impune. Claro que ela vinha acompanhada dum jornalista local, o que terá facilitado a denúncia e posterior actuação:

http://www.baltictimes.com/news/articles/17914/

quarta-feira, maio 23, 2007

Democracia exemplar

Cheiremos os suspeitos do costume:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6683803.stm

A Dualidade do Homem

Uma escandalosa cabala urdida contra mim levou a que o meu rabo fosse visto por cerca de 30 estudantes Erasmus, esta tarde. Na sequência destes acontecimentos e da respectiva explicação às autoridades competentes, consegui chegar a uma conclusão que poderá salvar a Humanidade. Pelo menos metade da Humanidade. Claramente a metade masculina.

Alguns de vós estarão a par da teoria da dualidade onda-partícula.
O melhor exemplo para descrever esta dualidade será a Luz:

- Por um lado, a Luz é constituída por partículas, chamadas fotões.
- Por outro lado, a Luz comporta-se como uma onda.
- Assim a Luz não pode ser correctamente descrita apenas pela sua natureza corpuscular ou pela sua natureza ondulatória.
- A Luz é ambas as coisas!

Estabelecendo o paralelo:

- Por um lado, o Homem comporta-se como um adulto responsável.
- Por outro lado, o Homem comporta-se como um adolescente parvo.
- Assim o Homem não pode ser correctamente descrito apenas pela sua natureza racional ou pela sua natureza animal.
- O Homem é ambas as coisas!

Espero que isto ajude as mulheres a compreender um pouco mais, ou pelo menos a dar mais borlas à malta. Talvez as expectativas baixem também um bocado.

terça-feira, maio 22, 2007

Recalcamentos de infância II

Mais uma do baú, graças a um tal de Simões, mas mais novo.




sexta-feira, maio 18, 2007

Das Kapital

Sem me alongar muito em termos ideológicos, fica aqui mais um artigo do DN acerca duns párias que eu vou ter que sustentar com os meus impostos dentro duns anos. Um belo exemplo para explicar a certos apóstolos que por aí andam que esta teoria do mercado livre global só traz problemas e apenas legitima a exploração do Homem pelo Homem. Já o tinha referido aquando da morte do Boris Ieltsin e voltarei a trazer o assunto à baila sempre que surgir nova prova. O que vem sendo mais e mais comum.

Avante, camaradas!

Toranja

Desenganem-se, não tem nada a ver com a banda. São mesmo toranjas gigantes dum gajo que, por sinal, é meu vizinho!

http://dn.sapo.pt/2007/05/18/cidades/toranjas_gigantes_candidatas_guinnes.html

Do balão ao tubinho

Boa noite, senhor condutor.
Carta de condução e documentos da viatura, se faz favor.
Bebeu alguma coisa?
Então, sopre, faz favor.
Consumiu algum tipo de substância ilícita?
Sim, estou a falar de drogas...
Então faz favor de cuspir aqui para dentro do tubinho, urinar, dar 10 voltas a correr à volta da sua viatura... e espero que não tenha medo de agulhas.

Vou ter que o autuar.


http://dn.sapo.pt/2007/05/18/sociedade/policia_kit_para_condutores_drogas.html

quinta-feira, maio 17, 2007

Ibericozinhos

Por outro lado, se em termos de tráfico de droga e capacidade aeromilitar estes gajos são fracos, em termos de defesa dos seus símbolos nacionais são bastante severos. Um bando de ursos foi dentro por andar a amotinar com bandeiras (que esta cidade está sempre cheia delas, seja por visitas de alto nível ou pelos feriados quinzenais de independência) e pela descrição, acho que foi o mesmo grupo que encontrei no french bar...

A propósito, não tenho nada a ver com o assunto. Estava bem longe nessa altura. Citando um filósofo esloveno:
I didn't do nothing!

Balticozinhos

Referi há uns tempos as peripécias duns portugueses que surpreenderam as autoridades letãs com um espectacular carregamento de droga. Percebi hoje que é um problema dos bálticos. Estes gajos de facto são uns maricas. Comparemos:

Estónia - maior apreensão de droga de sempre

Portugal - última apreensão de droga referida no PÚBLICO

Estes gajos têm muito que aprender. Para já, até somos nós que vamos assegurando a vigilância do espaço aéreo e tudo. Que meninos.

quarta-feira, maio 16, 2007

Política a sério

Eis um excelente exemplo para aproximar os cidadãos da política e cidadania activa, directamente importado da Bélgica:

http://www.nee-antwerpen.be/index-eng.htm

Obrigado, , por divulgares esta pérola.
Não vou sequer perguntar como descobriste.

Tiros por todo o lado

Primeiro, a notícia:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1294172&idCanal=10

Depois, perceber se isto é mais ou menos grave que inscrever um recém-nascido como sócio do Benfica.

dâbliu van

Ainda precisa duns retoques a sério, mas vista da janela parece em boa forma... A propósito, quero baptizá-la, mas estou sem ideias. Aceito sugestões até à véspera da partida ou até encontrar o nome ideal.


EB 9455

Já falta pouco!

terça-feira, maio 15, 2007

Patentes

E se eu patentear a respiração?

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1294029&idCanal=61

Porcos capitalistas!

sábado, maio 12, 2007

Fly cheapest!

Agora que as minhas deslocações aéreas vão ser interrompidas por largos meses, tenho a declarar umas coisas acerca da ryanair. Esses gajos são uns pelintras de merda!

Hoje foi o aeroporto de Bremen. O interior é brutal, mas a ryanair funciona num hangar anexo, completamente despido. Acho que nunca entrei num avião deles por uma manga de embarque... vais à chuva que te fodes. Da outra vez foi o "aeroporto de Hamburg", que na verdade fica em Lübeck, ou melhor, nos arredores de Lübeck, a quase 80 kms de Hamburg!

Depois é esta palhaçada de dizerem que um vôo Bremen-Rīga demora 2 horas. Chegam sempre 20 minutos mais cedo, um gajo ainda tem de aturar uma gravação dum labrego a dizer que a companhia é a mais pontual da Europa - chegar cedo não é ser pontual! - e hoje tinha que esperar exactamente esses 20 minutos pelo autocarro para o centro!

E que merda vem a ser esta de enfiarem mais umas filas de bancos? Os lugares estão cada vez mais apertados! E falando em apertos, não percebo porque raio bloqueiam as filas dos topos quando o avião não vai cheio. Menos trabalho para as ex-mulheres do comandante que andam com aquele carrinho idiota para cima e para baixo.

Claro, também tiram as redes dos bancos, sacos de enjôo já desapareceram há muito, qualquer dia temos de pagar para usar a retrete, e por aí adiante. E a poupança chegou a um nível escandaloso: não me lembro da última vez que vi uma hospedeira de bordo que não fosse um camafeu!

Bardamerda! Filhos da puta!

terça-feira, maio 08, 2007

Audiências

Dá gosto estudar a audiência deste blog. Com 2351 visitas até ao momento em que escrevo (continuo a culpar o Enterro), tenho aqui visitantes de 13 países, nas últimas 100 visitas. E a taxa de visitas não oriundas do Google vai subindo... nada mau :)


Falta África, por alguma razão

Estou a preparar um projecto maior e mais abrangente.
Isto só moraliza!

segunda-feira, maio 07, 2007

Abre os olhos, Olegário...

...quando a bola passa a linha é golo no meu dicionário!
Epá, ele merece isto todos os dias.
Fica para a posteridade:


Tudo pelo Sporting!

Ainda há ideias originais! Já muito se falou em incentivos a equipas de futebol, por parte de adeptos de outros clubes, para derrotar adversários directos... mas esta leva a palma!

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1293213&idCanal=10

A petição referida encontra-se neste endereço:

http://www.petitiononline.com/Pacosfcp/petition.html

Agora só vou ter de explicar à minha patroa porque não posso ir ao IKEA...

Há pesadelos e pesadelos...

José Milhazes teve um pesadelo, e felizmente para o Mundo transcreveu-o no seu blog. Um dos textos mais hilariantes que já li, mas que também me fez reflectir. Às vezes tenho pena de não ter em Portugal esta tradição de malhos de porrada bem aplicados que parece resolver tantos problemas...

Loose Change 9/11

Acabei de ver o filme Loose Change 9/11 e aconselho vivamente que todos o vejam. Porque há uma coisa chamada propaganda e todos parecem estar resignados a confiar nela. A geopolítica nunca mais foi a mesma desde então.

Ask questions. Demand answers.

http://video.google.com/videoplay?docid=7866929448192753501&q=loose+change

domingo, maio 06, 2007

O novo Vasco Pulido Valente?

Um dos males de apenas ter acesso a versões online de jornais é que um gajo perde as colunas de opinião. Faz-me diferença, sobretudo no PÚBLICO. Embora possa ler os artigos do Pacheco Pereira, que os disponibiliza no ABRUPTO, não tenho possibilidade de ler as crónicas do Vasco, cuja passagem pela blogosfera foi efémera

Entretanto o DN fez uma purga aos colunistas de esquerda, foram-se o Ruben Carvalho, o Medeiros Ferreira e a Joana Amaral Dias (estes dois últimos escrevem no Bicho Carpinteiro, vai valendo isso) e agora o leitor leva com os bitaites insonsos do Ferreira Fernandes todos os dias, às vezes em dose dupla. Andava eu desiludido com isto quando me deparei com um novo elemento no plantel: um tal de Alberto Gonçalves, sociólogo.

Embora a palavra "merda" não surja tão regularmente nos seus textos, e ignorando a escassez de referências a Fontes Pereira de Melo, sou gajo para dizer que este fulano é tão contundente, venenoso e zangado com a vida como o Grande Vasco. Eis alguns excertos da sua análise da semana:

Chávez personifica a verdade e a essência do género. Na sua bestialidade primordial não há senão violência pura


Ninguém imaginaria que a opinião pública internacional interrompesse uma agenda carregada de entusiasmados protestos contra os Estados Unidos para lamentar as mortes de 200 mil ou 300 mil pretos (...)

Convinha era estabelecer um número de feridos a partir do qual um jogo da bola atinge o estatuto de "ligeiro contratempo" ou de "chatice dos diabos". Três feridos? Trinta? Cem feridos e dez mortos?

O Parlamento debateu a nova lei do tabaco. Na prática, a lei nacionaliza estabelecimentos de hotelaria e aparentados, investindo os seus proprietários na arte da denúncia.

GONDOMAR TECH (acho que o título diz tudo)

Isso explica que o "caso" Carmona, um retrato banal e relativamente moderado do municipalismo democrático, se tenha transformado num drama partidário e nacional.

Em larga medida, Attali é a "République": um vácuo pomposo, uma ruína da subvenção estatal cercada por automóveis em chamas.

Mais um que vale pela forma e não pelo conteúdo. Aprecio bastante. Não há nada melhor para nos animar do que saber que há alguém neste mundo mais frustrado que nós, não é?

Mesmo assim, o Vasco é o maior!

Marcharam, fumaram

E faltava lá eu! A Marcha pela Cannabis parece ter corrido bastante bem. Provavelmente num ambiente descontraído.

http://dn.sapo.pt/2007/05/06/sociedade/quase_pediram_cannabis_legalizada.html

sexta-feira, maio 04, 2007

Marchemos, fumemos

Creio que já ter aqui referido a Marcha Global pela cannabis. Assim de repente, destaques no DN:

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/marcha_mundial_pela_cannabis.html

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/proibicao_controversa_margem_ciencia.html

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/portugal_haxixe_mais_barato_ue.html

Outra: dois portugueses foram presos na Letónia com uma quantidade colossal de haxixe, quase um grão de arroz. O Miguel Portas refere-o no seu blog - leiam os comentários - e eu aproveito para mandar um abraço ao David e ao João, e ao grupo que os acolheu. Próxima vez, faço eu o jantar!

quinta-feira, maio 03, 2007

Celebrando a liberdade...

... à bastonada!

Terá passado despercebido a alguns bêbados (que eu conheço) mas não convém nada que fique em branco. Vídeos, fotografias e relatos dum malho de porrada absolutamente gratuito na Rua do Carmo, no dia 25 de Abril. Essa data diz-me algo, mas não me ocorre assim de repente o quê...

Cravado no Carmo

Uma última palavra para a polícia à paisana: enquanto não vir um distintivo, posso defender-me à bastonada também? Filhos da puta.

Portugal de A a Z

Minha mãe querida fez-me chegar este endereço à caixa de correio, e já o estou a utilizar como propaganda aqui com esta estrangeirada toda. Um projecto de malta da Universidade do Porto:

Portugal de A a Z

segunda-feira, abril 30, 2007

A outra metade da história

Ainda o monumento soviético retirado de Tallinn: acabo de desencantar um artigo mais antigo, com paralelos óbvios com a actual situação. Vamos só tentar evitar as equivalências morais por uns tempos.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/2148732.stm

Reality shows

Já estamos fartos de ouvir que temos de seguir o exemplo da Finlândia se queremos ser um país desenvolvido, mas geralmente isto aplica-se à melhoria da qualidade de ensino e coisas que tais. Sucede que a Finlândia tem maneiras diferentes de fazer as coisas em outras áreas. Nós tivemos um gajo que tinha feito quinze quilómetros, pá, e que se queixava que mais ninguém se preocupava em fazer quilómetros, pá. E os finlandeses?

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1292568&idCanal=10

Semana do Enterro 2007 II

Mais uns comentários à SE'07, porque um aluno da UA, mesmo desterrado no Báltico, vive para o Enterro:

Audiência
Desde que cometi a imprudência de falar aqui na Semana do Enterro, a média de visitas do blog disparou duma maneira absurda, em parte devido a esse instrumento do anti-Cristo que é o Google. Claro que quando espetei aqui um contador, esperava contar os cibernautas que liam o blog, em vez dos cibernautas que procuravam o cartaz da SE (viva o POMADA). Iniciou-se a festa, terminou o problema. Infelizmente desconfio que perco alguns leitores durante esta época do ano, que a ressaca não potencia a leitura. Espero no entanto reter alguns destes visitantes ocasionais, que podem vir a revelar-se úteis nos meus planos de conquista global.


Bastou escrever umas palavras mágicas

Feedback
No meio deste maralhal de gente, houve quem comentasse a localização do recinto e não só, mas recordo que escrevi acerca do recinto antes sequer do cartaz ter saído. Entretanto, já recebi informações acerca do recinto: confere, é mais longe, mas é espaçoso e tem melhor acústica que os pavilhões do Parque de Exposições (sendo este último argumento uma superlativa celebração do óbvio). Por mim, quanto mais opiniões me chegarem, melhor. Conto convosco.

Fair and balanced
Admito perfeitamente que a relocalização do recinto tenha as suas vantagens, e fico contente por a coisa estar a correr bem. Já quanto ao cartaz, chamo-lhe serviços mínimos. Mas se houve alguma coisa que aprendi ao longo destes anos, foi que uma boa festa só depende da vontade da malta. Casos célebres como o Festival da Tapada e da festa da rotunda são os melhores exemplos.

A todos um bom Enterro!

PS: se alguém se aperceber de alguma facada nesta posta, faça favor de me alertar...

sexta-feira, abril 27, 2007

Excessivo

Já aqui tinha referido a polémica da retirada dum monumento soviético em Tallinn. Foram avante com a operação, houve um tumulto e deu merda da grossa. A diplomacia há muito que foi para o galheiro, as provocações e tensões sucedem-se, e tragédias destas podem bem repetir-se.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6598269.stm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_pictures/6598713.stm

Ocorrência de sinistro

Mais informo que, em Portugal, até nem conduz assim tão mal. Cá para cima é pior. E mal posso esperar para ver as famosas estradas polacas, eslovacas e húngaras!

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6597743.stm

quinta-feira, abril 26, 2007

Caça às bruxas

Outra coisa que não dá bom resultado: gémeos a dirigir um país. Não bastava servirem de capacho aos ianques e instalar um sistema de mísseis, a provocar a Rússia e a azedar as relações com o maior fornecedor de petróleo à Europa, de tentar banir o aborto até em casos de risco de vida, de quererem construir uma auto-estrada numa das reservas ambientais mais significativas do continente, agora vêm com a caça às bruxas:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6593323.stm

ACTUALIZAÇÃO: acrescentemos homofobia:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6596829.stm

quarta-feira, abril 25, 2007

Борис Ельцин

Para quem não domina o alfabeto cirílico, o título é Boris Ieltsin, recentemente falecido. José Milhazes escreveu aquela que considero a melhor peça que li nos últimos tempos acerca de Ieltsin e do seu legado. Aconselho vivamente a leitura.

Vou ainda permitir-me algumas considerações: dissolver um monstro com a União Soviética numa golpada parece-me ter sido uma ideia bastante estúpida e pouco ponderada; esta apologia cega do mercado livre só traz problemas, como o assalto total aos bens estatais, que deixou milhões na miséria e um punhado de bilionários; e a vodka é má conselheira.

Sabeis o que o Capitalismo fez, que o Comunismo não conseguiu fazer em 70 anos? Dar uma boa imagem do Comunismo.



quarta-feira, abril 18, 2007

Capitalistas de Leste

O LIDL aceita pagamentos por Multibanco?

http://dn.sapo.pt/2007/04/18/economia/banco_letao_capital_ucraniano_abre_l.html

A propósito, eu conheci essa senhora...

terça-feira, abril 17, 2007

Castiga!

Castigou o rabinho duns meninos, agora pode ser que uns meninos mais grandinhos lhe castiguem o rabinho a ele...

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1291413&idCanal=10

Semana do Enterro 2007

Fui alertado para uma situação curiosa (obrigado, Marta) que diz respeito à Semana do Enterro (SE) da Universidade de Aveiro. Outros queimam fitas, nós acartamos um cadáver, assim numa onda de funeral na Faixa de Gaza.

O meu primeiro ano na Universidade de Aveiro coincidiu com o último ano em que o recinto da SE foi no Parque de S. João, debaixo do IP5, a 5 minutos da Praça do Peixe. Lembro-me de ter bebido Super Bock baratinha, de ter alternado regularmente entre o palco principal, onde vi Gabriel, o Pensador, e a tenda alternativa, onde actuavam bandas e artistas menos notórios, como X-Wife e The Legendary Tiger Man (!), mais os vencedores do CoMA.

Semana do Enterro 2003

Entretanto veio o Polis, o recinto foi mudado para o Parque de Feiras e Exposições, para um pavilhão com uma acústica vergonhosa, e cuja distância ao centro obrigou ao uso de autocarros regulares, grátis para os utentes, mas certamente pagos por alguém. A cerveja passou a Tagus, encareceu brutalmente (o que é estranho, já que é Tagus) e deixou de ser vendida em barracas geridas directamente pela AAUAv. A tenda alternativa desapareceu, e o touro mecânico que vi o ano passado não me pareceu um substituto à altura...

Mas a SE'07 promete ser algo completamente novo, a acreditar pelo que li no portal da AAUAv: A Associação Académica vem pelo presente informar todos os alunos que a Semana do Enterro 2007 decorrerá entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio, no estádio Municipal de Aveiro. A Direcção da AAUAv. considera que esta é a solução que melhor serve os interesses dos estudantes da UA, dado que permitirá desenvolver um novo conceito de Semana Académica, um conceito mais abrangente, diversificado e, portanto, fortemente inovador.

Em termos de inovação vou esperar pelo cartaz e outros detalhes, mas permito-me desde já esclarecer a questão da distância ao centro. A malta já antes se queixava que o Parque de Feiras era longe...



Vou assumir que lá para 2010 a Semana do Enterro terá lugar na praia, em Espinho, ou talvez em Águeda (a malta da ESTGA ia adorar) e, quem sabe, talvez em 2015 o bilhete da Semana do Enterro não seja mais que um passe semanal de comboio suburbano para o Porto ou de comboio regional para Coimbra.

Saudações Académicas!

Chuck Norris

De facto: onde andas, Chuck Norris?

http://dn.sapo.pt/2007/04/17/opiniao/a_ratazana_dentes_chuck_norris.html

domingo, abril 15, 2007

Equilíbrio frágil

Não me considero exactamente pessimista, mas não ignoro que há muita coisa errada comigo e em meu redor. Estou desterrado num bairro pobre no Leste da Europa, a minha carreira académica não anda saudável e ando a beber demais. Campus Europae, chamam-lhe.

Ontem, nova parda. Vou culpar a vodka, como é evidente. A garrafinha que trazia na mala foi apreendida pelo segurança dum bar (ninguém me mandou abrir a dita dentro do respectivo, pronto), vinguei-me com os malditos apple pies (6 em 10 minutos), mandei um tralho clássico, arrastei-me para morfar uma hamberga, paguei um balúrdio pelo táxi e cheguei inteiro a casa. Do mal o menos.

O que é chato é um gajo acordar, ver uma poça de vómito ao lado da cama e não ter presente memória de tal ocorrência. Isto implicou uma limpeza total ao quarto e duas máquinas de roupa, não pelo estardalhaço, que foi mínimo, mas porque resolvi aproveitar o ímpeto higiénico. Agora o quarto está limpinho, arejado e muito mais apresentável para as visitas, e tenho mais roupa lavada.

Como salvar um domingo que começa desta forma? Complicado, mas possível. Um telefonema à esposa, uns ovos estrelados e tosta de queijo e uns minutinhos sentado ao sol, na companhia distante da komandante mais rezingona do plantel, da velhinha sentada no banco do jardim, dos três vagabundos que ocuparam o prédio em frente e já lhe pegaram fogo duas vezes, do casal francês e do austríaco que resolveram fazer um picnic a 20 metros do dormitório, mais uns gatos vadios e uns corvos.


Bucólico, não?

Numa tarde calma e soalheira é fácil descontrair, por muito má que tenha sido a manhã. Vale a pena aproveitar o que há de bom na vida. Boa tarde a todos :)

Fachos e ameaças

Se bem me recordo, os Gato Fedorento foram ameaçados depois da situação do cartaz no Marquês. Aqui a extrema-direita é muito mais activa e perigosa que em Portugal, mas parece que não são os únicos:

http://www.baltictimes.com/news/articles/17670/

Não ouvia falar em escalpes há algum tempo...

sábado, abril 14, 2007

Tudo calmo na frente de Leste

Fundamentalismo católico polaco derrotado. Tenho mais uma razão para sorrir, só e apenas porque estes retrógrados de merda não conseguiram levar a deles avante.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1291113&idCanal=10

E querem uma Constituição Europeia a banir o aborto por completo!

quarta-feira, abril 11, 2007

Guerra total!

Provavelmente, a melhor guerra do mundo!

http://dn.sapo.pt/2007/04/11/economia/cervejeiras_abrem_nova_guerra_sobre_.html

Jornais desportivos

O Manchester United ganha 7-1 ao AS Roma nos quartos de final da Liga dos Campeões. Não acontece todos os dias. O Manchester United não dava uma tareia de pissa assim desde 1968. Vejamos então as capas dos maiores diários desportivos portugueses: A BOLA, O JOGO, e Record.

Surreal. Safa-se o Record.

terça-feira, abril 10, 2007

The Baltic Times

Decidi debruçar-me sobre as notícias do Baltic Times, o pasquim regional escrito em inglês, um bocado light no conteúdo, mas conheço um gajo que trabalha lá, e agora perdi o fio à meada. Vejamos então:

Estónia abre uma escola em Helsínquia
Aqui na Letónia fecharam as escolas russas.

Polícia investiga hooligan homofóbico
Andam pela rua aos magotes, estes fachos.
Mas no ano anterior não houve problemas.
A parada foi proibida pelas autoridades.

PM russo apela ao boicote à Estónia
Os monumentos soviéticos estão SEMPRE na berlinda.

Traficante letão detido na Irlanda
50 volumes de tabaco é, no mínimo, indiscreto.

Comentários de Barroso acerca do potencial da Lituânia
Exemplificar pela negativa: olhem para Portugal.
E sobretudo para um certo ex-primeiro ministro.

Letónia inicia o caminho para o referendo
A mesma reforma decorre em Portugal, mas não há quem consiga parar Uma Maioria, Um Governo, Um Presidente. Quanto a referendos, houve um recentemente, não sei se deram conta...

E foi uma série de tripes com um jornal.
Boa Noite.

segunda-feira, abril 09, 2007

Ela também está de volta!

Mais um regresso, nas páginas desse hino ao desporto que é A BOLA, desta feita Orsi Fehér (com a mesma fotografia que eu tinha incluído num post anterior) pela mão dum rebarbado comentador.

Eu estou à frente do meu tempo.

domingo, abril 08, 2007

Bullet in an iPod

Olha a Apple com publicidade grátis:

http://dn.sapo.pt/2007/04/08/internacional/o_i_que_salvou_a_vida_a_kevin_garrad.html

sábado, abril 07, 2007

Ele está de volta!

Na edição de hoje d'A BOLA, antevisão do Sp. Braga vs Sporting por Hugo, que ainda anda por aí, embora sem seguir um conselho que lhe foi dado neste blog.

sexta-feira, abril 06, 2007

Diz que é uma espécie de facho

Estes fachos do PNR e da FN incomodam-me. Estas teorias de protonacionalismo são absurdas, a intolerância é chocante, e o relevo que estas coisas vão assumindo é preocupante. Haja pelo menos alguém que os ponha no lugar:

http://dn.sapo.pt/2007/04/06/nacional/os_gato_fedorento_estao_ameaca_extre.html

E enquanto em Portugal os fachos são um factor político nos dias que correm, excepção feita às claques da bola, aqui na Letónia a realidade é outra. Volta e meia, anda um grupo de skins aos berros, com tijolos nas mãos, a varrer as ruas à noite, e ainda há coisa de 3 ou 4 dias, em pleno dia, numa zona muito movimentada, uns skins tentaram armar confusão comigo e com o .

Há merdas que não acontecem só aos outros.

domingo, abril 01, 2007

O Diploma

Afinal passei 3 cadeiras do semestre passado! A conta eleva-se, e não chumbo de certeza... Assim vale a pena trabalhar :)

'tou a brincar... primeiro de Abril e tal...

Aborto XII

Já muito depois da ressaca do referendo, volta a pairar a estupidez e a desonestidade intelectual. Há gente que me merece o mais profundo desprezo, gente que deveria ser permitido abortar a posteriori.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1289923&idCanal=10

Pior leitura de resultados, só o Menezes.

sexta-feira, março 30, 2007

Chicotadas psicológicas

Comecemos por uma chicotada psicológica ao estilo lampião, aplicada à Selecção da Letónia:

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=119132&tema=2

Para explicar o estado galvanizado da malta do Liechtenstein:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6415531.stm

Tenho saudades de ouvir o Gabriel Alves.

Honestidade

Prezo muito a honestidade e a capacidade de auto-crítica.



Mesmo assim, preferi a tareia do Colbert em 2006.

quarta-feira, março 28, 2007

Imbecil

Há gajos estúpidos, que fazem coisas estúpidas.

http://dn.sapo.pt/2007/03/28/cidades/jovem_subiu_a_carruagem_e_sofreu_for.html

Não tenho pena nenhuma.

Bruno, the bear

Quando se dá uma notícia, convém que esta seja detalhada. A título de exemplo:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6500187.stm

Bruno wandered from Italy to Germany via Austria and was gunned down after eating 30 sheep, four rabbits and a guinea pig.

Se não fosse o sacana do porquinho-da-Índia, tudo isto teria passado incólume!

segunda-feira, março 26, 2007

VPV

VPV. Vasco Pulido Valente. Porque tudo à nossa volta é uma merda, há VPV para nos fazer ver isso mesmo. Acontece que eu tenho muita pena de não poder regularmente as crónicas de VPV no PÚBLICO porque sou um pelintra (leia-se não assinante) e só descobri o blog de VPV depois de VPV ter decidido parar com a sua espectacular incursão na blogosfera, tão bem descrita no ACHTUNG BABY.

Tenho imensas saudades do Vasco.

Uma Grande Verdade

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo"
por Rudolf Rocker, numa parede, em Leiria

Editorial

Nada como conviver diariamente com estrangeiros para uma pessoa se sentir orgulhosa da sua nacionalidade. Eu sinto-me orgulhoso de ser Português. Ou melhor, sentia. Neste momento, a tentação para emigrar e renunciar à cidadania lusa é grande, muito grande.

Então a malta acha que Salazar foi o maior Português de sempre.

É certo que já muito se disse sobre este concurso e a sua falta de representatividade efectiva, que é pouco ou nada científico, facilmente manipulável... Mas isso não invalida que a carneirada ainda considere que um ditador retrógado, que espezinhou o país durante um tempo recorde, que foi responsável pela Guerra Colonial (perguntem aos vossos pais como foi...) é o maior!

Como se isto não bastasse, os fachos andam a invadir o movimento associativo do secundário e do superior. O cúmulo: malta do Bloco na mesma lista dum animal acusado de matar um gajo do Bloco...

Chegou o dia em que tenho vergonha de ser Português.

sábado, março 24, 2007

Cagar a rir

Estou habituado a ouvir risos estranhos, como o do Mota ou duma francesa que vive aqui (essa guincha), mas este é o melhor:


Integração

Francisco Sarsfield Cabral assina hoje um artigo de opinião no Diário de Notícias onde se pode ler:

O intercâmbio de universitários proporcionado pelo Erasmus, por exemplo, faz mais pela integração europeia do que muitos tratados.

Pessoalmente, estou de acordo. Só é pena que, com as derivas securitárias e paranóias anti-terroristas, esse famoso ideal da livre circulação de pessoas, bens, mamilos e afins, não parece ter muito futuro. A malta apercebeu-se que prefere manter fronteiras, o Espaço Schengen ainda não foi alargado, o Reino Unido parece que nem faz parte da UE...

Assim a integração europeia vai demorar.

Descontrolos II

Como se um descontrolo não bastasse, eis que se regista mais uma festa, com bófia e baldes de água para correr com o povo todo. E o maldito french bar, obviamente... Um gajo ziguezagueou até casa mas adormeceu do lado de fora da porta do apartamento, três foram catados pela bófia porque tinham roubado uma árvore (?) e há um francês desaparecido. Até agora já concluímos isto, mas Causa @ Latvija prossegue a investigação!

E falando em descontrolos, estou a ouvir as Bolas com Creme com uma banda de trash metal ecológico :)

sexta-feira, março 23, 2007

Descontrolos

Parece que a malta se perdeu um bocado, ontem... Franceses ruidosos a malhar na vodka como se não houvesse amanhã, brincadeiras de porrada num apartamento, cortejo escandaloso até ao centro, pegámos num gajo em peso e atirámos para a estrada (belga, justifica-se), fomos até um clube onde havia uma festa de coelhinhas, meia hora de torneio de matrecos, um calor abrasador naquela cave, engates e comilanços manhosos, discussões filosóficas, shots e canecas, fechámos o clube, o mesmo grupo espalhou-se por 5 trolleys diferentes, malta a falhar paragens e a acabar nos tomates do ghetto russo... e uma manhã inteira a tentar reconstituir tudo isto, recorrendo a múltiplos testemunhos parciais.

Bala!

terça-feira, março 13, 2007

Balanço técnico

Lá vai um mês desde que este blog passou a incluir o Conta-gotas. Segundo as estatísticas, mais de 500 visitantes, 15 por dia, espalhados por 4 continentes e cerca de 20 países, passam em média 2 minutos a cuscar as postas. Há quebras significativas aos sábados e houve um gajo que pesquisou pornografia e pandas.

Agora incluí uma ferramenta nova, espero que gostem.

Obrigado pela atenção.

segunda-feira, março 12, 2007

Cogumelos Mágicos III

Este gajo continua em altas!

http://dn.sapo.pt/2007/03/12/cidades/o_negocio_alucinante_cogumelos_magic.html

Flops do Benfica

Bater no ceguinho é feio, a menos quando o ceguinho continua a reclamar que tem uma visão acima da média. Fica a notícia e a fonte:

http://dn.sapo.pt/2007/03/12/desporto/ainda_recorda_lucio_wagner_e_sabe_on.html

http://flopsdobenfica.blogspot.com/

sábado, março 10, 2007

Ah leão!

No Porto não brincam... os gajos são tesos!

http://dn.sapo.pt/2007/03/10/sociedade/funcionario_alvo_processo_ameacou_co.html

sexta-feira, março 09, 2007

A luta continua!

Devia ser sempre assim, mas a malta anda a ficar apaneleirada e não se mexe. Está mal. E depois há o Negesse.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1287727&idCanal=11

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Lição nº 100

Lembram-se quando a malta comemorava a lição nº 100 na escola, para juntar mais uns pozinhos ao pobre aproveitamento escolar? Pois bem, eu comemoro a centésima posta com uma notícia duma morte e uma fóter dum cadáver.

Morreu um jogador de futebol indoor nos EUA:
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=117373&tema=2

Mais um na contagem dos que caíram em campo, mais um a alimentar piadas parvas e comentários de mau gosto, mais um a proporcionar-me alguma distracção. Não tenho pena nenhuma, a sério. Cá está a fóter, então:


Tomo Sokota, paramedic extraordinaire

Sabem porque é que o Benfas não contratou o Boa Morte para a temporada 2005/2006? Porque só num ano tiveram duas!

Ai tão podre...

Recalcamentos de infância

Decidi reconstruir os meus modelos de LEGO, desde que descobri todas as instruções de montagem de todos os modelos desde 1955...


Ambulance (1987)


Precint Cruiser (1989)


Black Falcon's Fortress (1986)


Harbor Sentry (1990)


Laser Ranger (1989)

Disponível na Peeron.