terça-feira, abril 17, 2007

Semana do Enterro 2007

Fui alertado para uma situação curiosa (obrigado, Marta) que diz respeito à Semana do Enterro (SE) da Universidade de Aveiro. Outros queimam fitas, nós acartamos um cadáver, assim numa onda de funeral na Faixa de Gaza.

O meu primeiro ano na Universidade de Aveiro coincidiu com o último ano em que o recinto da SE foi no Parque de S. João, debaixo do IP5, a 5 minutos da Praça do Peixe. Lembro-me de ter bebido Super Bock baratinha, de ter alternado regularmente entre o palco principal, onde vi Gabriel, o Pensador, e a tenda alternativa, onde actuavam bandas e artistas menos notórios, como X-Wife e The Legendary Tiger Man (!), mais os vencedores do CoMA.

Semana do Enterro 2003

Entretanto veio o Polis, o recinto foi mudado para o Parque de Feiras e Exposições, para um pavilhão com uma acústica vergonhosa, e cuja distância ao centro obrigou ao uso de autocarros regulares, grátis para os utentes, mas certamente pagos por alguém. A cerveja passou a Tagus, encareceu brutalmente (o que é estranho, já que é Tagus) e deixou de ser vendida em barracas geridas directamente pela AAUAv. A tenda alternativa desapareceu, e o touro mecânico que vi o ano passado não me pareceu um substituto à altura...

Mas a SE'07 promete ser algo completamente novo, a acreditar pelo que li no portal da AAUAv: A Associação Académica vem pelo presente informar todos os alunos que a Semana do Enterro 2007 decorrerá entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio, no estádio Municipal de Aveiro. A Direcção da AAUAv. considera que esta é a solução que melhor serve os interesses dos estudantes da UA, dado que permitirá desenvolver um novo conceito de Semana Académica, um conceito mais abrangente, diversificado e, portanto, fortemente inovador.

Em termos de inovação vou esperar pelo cartaz e outros detalhes, mas permito-me desde já esclarecer a questão da distância ao centro. A malta já antes se queixava que o Parque de Feiras era longe...



Vou assumir que lá para 2010 a Semana do Enterro terá lugar na praia, em Espinho, ou talvez em Águeda (a malta da ESTGA ia adorar) e, quem sabe, talvez em 2015 o bilhete da Semana do Enterro não seja mais que um passe semanal de comboio suburbano para o Porto ou de comboio regional para Coimbra.

Saudações Académicas!

10 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente ridículo… Este vai ser o meu ultimo enterro (pelo menos os meus pais dizem que sim!) e vou ter de gramar uma viagem de quinze minutos pró novo estádio pra beber finos a 0,90 € e ouvir hip-hop (sim, os rumores são de que só vêem cá bandas de hip-hop)! Conclusão: se já era complicado não vomitar no autocarro pró parque das feiras, imagina como vai ser agora!!!

Força Simon! Grande abraço

Anónimo disse...

Não poderia deixar de comentar este blog que me foi indicado pela martinha.

Coincidencia ou não, a mha primeira semana do enterro também foi em 2003. Apesar de já ter terminado o curso ainda gostaria de la ir este ano 1 diazito.
Era fantástica a semana do enterro debaixo da ponte do ip5 porque todos andávamos a pé (e outros de ambulância)de casa até ao recinto e vice versa. Além disso eu estava la na barraquinha do shots a trabalhar e, apesar de ter bebido bastante, nunca me vou esquecer dessa que foi a mha primeira semana de enterro (até ja podia escrever um livro..lol).
Quando mudou para o parque das feiras todos achamos longe, mas pronto, já que havia autocarros e coise...e se se perdessemos o último íamos a pé para casa, nunca houve grande crise. Bem pior que isto foi a qualidade das bandas em palco descrescer e só ter existido tenda alternativa no primeiro ano neste novo ponto geográfico.
Ok...quando nada poderia piorar...guess what..mudam aquilo para o c*r*lho mais velho...! Eu até me poderia estar bem a cagar para a cena, mas não consigo ser indiferente ao caso. Não é justo e sim, qualquer dia é mais perto, mais barato, com melhor cerveja e melhores bandas se formos a coimbra ou ao porto.

Sinto mm mto que as coisas estejam cm estão e pronto lá salva o tio quim e cartola's band (e blasted se sempre forem....)

Estou completamente solidária com a causa!

Tenho dito! :)
beijinho
Mariana

PS: qq dia metem o desfile de enterro na avenida da liberdade em lx....

Anónimo disse...

Sim fica longe o local da semana do enterro, este é o meu 1º ano de enterro, mas ja tive a experiência da latada no parque de exposiçoes, digamos que foi muito mau porque torna-se muito quente la dentro e o som uma miseria. o estadio fica mais longe mas o local em si é melhor com mais espaço mais qualidade de som menos calor, etc. A distancia o unico problema é a demora da viagem pois os autocarros vao continuar certamente.
Mas falam que um dia destes fica mais barato ir ao Porto. Porque? No Porto a queima é em Matosinhos, e por acaso no ano passado fui la e ainda fica bastante longe, mais do que aqui de Aveiro ao estádio por isso não estou a ver o porque da relação com o Porto.
Vamos esperar para ver, e depois se tivermos razões criticar, mas até lá a unica critica é ao tempo de viagem porque de resto só estou a ver coisas melhores. E o cartaz ainda nao saiu mas basta procurar nos sites das bandas, eu já o fiz e não é so hip hop, e das bandas de hip hop que cá veem sao muito boas.

Anónimo disse...

Eu concordo obviamente com quem postou este blog, trata-se duma viagem bastante longa, mas de facto é o melhor local, ao ar livre e com imenso espaço depois o cartaz este ano é excelente!!! tirando claro as bandas de hip hop... Mas so os xutos e the gift já são algo de louvar!!!

Abraço e saudaçoes de um E.T.

Anónimo disse...

É por estas e por outras que eu fugi dai =D ahahah

Até a semana académica de leiria anda a ficar melhor que isso, com o Bonga e os 4taste! Isso é que é serviço

Anónimo disse...

se o enterro va9 ser bom ou ma...depende sobretudo de nos todos tambem:P

a queima do porto e muito pior, isso sim e longe:P

vamos acreditate...agora bandas de hip hop e k fod** tudo:D
k ganda merda...enfim:S

Anónimo disse...

Concordo plenamente, ainda apanhei a SE debaixo do IP5 dps qd mudaram, as coisas tornaram-se mais complicadas...entao agora!!! Enfim...Kerem acabar com a festa! Este ano kero ver cm vai ser...

Anónimo disse...

Então quem foi ontem a queima ainda diz que é melhor aqui no pavilhão? Pode ficar longe a viagem de autocarro pode demorar mais 1 poukito porque nao dura muito mais do k antes, mas sejamos sinceros, o espaço esta fantastico, o som excelente comparado ao pavilhao, e temos bastante espaço aquilo assim é enorme...

R.T. disse...

- Afinal,
- Não foi a distância...
- Não foi a espera pelos autocarros...
- Não foram os finos a 0,90€ porque estavam a 0,60€...
- Não foi o Hip Hop porque catorze bandas não são duas...
- Não foi a acústica da tenda porque o espaço tava óptimo e superou, em muito, o pavilhão do parque de feiras...
- Não foi nada disto como muitos criticaram e tantos temeram...

- Afinal,
- Foi o tempo...

- O meu último enterro enquanto estudante e o tempo estragou-me a festa.

- Para terminar mesmo bem (ou mal), que chova também no desfile e que o meu lençol branco se torne uma rodilha de espremer...
- Depois de tantos sacrifícios nem uma despedida em condições pôde ser...

Até para o ano. Que estudante ou não, cá estarei outra vez.

Anónimo disse...

O balanço do meu primeiro dia da semana do enterro: foi mau!
Em primeiro lugar, a visão que se tem do espaço, é pa, os carrinhos de choque dão um aspecto rasca de feira popular, e eu pergunto: para quê os carrinhos de choque na queima? Não chega o mal que um gajo faz á cabeça com a quantidade de alcool ingerido, ainda é preciso levar porrada de outros gajos enfiados num carro? Enfim...
Segunda coisa, as tendas. É pá, a maior e melhor queima do país é ao ar livre, mas Aveiro tem mais pinta, tem tendas de casamento gigantes! Ver Xutos numa tenda dessas roçou o surreal!
Mas para grand final, a vinda. Ora, quando vou para a queima, a última coisa com que me preocupo é com as horas. Pois bem, pura estupidez. O único meio de transporte para sair do abobinável poio do Taveira é de autocarro e eles terminam ás 6. Pois, cheguei ao meeting point ás 7.
Ora toca a fazer o caminho para casa a pé na esperança que algum alcoolico tenha a simpatia de oferecer boleia. Por acaso aconteceu, ao fim de 1hr de viagem. Mas convinhamos que ir na mala de um carro de desconhecidos e ainda por cima bebedos, não é a melhor maneira de acabar uma noite de queima.

Por isso eu digo: aquele sitio é uma valente estupidez!

Abraço