sábado, setembro 16, 2006

Transportes

Rīga é uma cidade bastante grande (óbvio) pelo que andar a pé dum lado para o outro pode ser muito cansativo, e mesmo desaconselhável em algumas zonas... Já fiz o trajecto desde o centro até ao dormitório, à noite, e considero que foi uma ideia muito estúpida. Em ambas as ocasiões.

A rede de transportes públicos é muito completa, e inclui autocarros, trolleys e eléctricos da transportadora municipal Rīgas Satiksme, e ainda minibus e táxis de várias espécies, cada qual com seu filme. Aqui fica o guia:

15. trolejbuss

Nos transportes da Rīgas Satiksme, a tarifa fixa é de 20 santimu (cerca de 30 cents) para qualquer percurso. Há milhentas variedades de passes, consoante o número de percursos que permitem efectuar e o tipo de transportes utilizados (autobuss, trolejbuss, tramvajs), e em geral sai barato.

Existe a figura do cobrador, ou konduktors, uma qualquer personagem que deve amaldiçoar a sua sorte todas as manhãs, pois o trabalho exige viajar um dia inteiro a esgueirar-se dentro de carreiras sobrelotadas a tentar fazer trocos e verificar passes. Esta função é ocasionalmente desempenhada pelo motorista, sobretudo nas carreiras nocturnas. É o chamado emprego de merda, mas dá sustento na mesma.

Os horários são abrangentes, mas só surgem indicadas as carreiras entre as 5h30 e as 0h00. No entanto há serviços nocturnos, ao mesmo preço, cujos horários podem ser consultados no saber popular urbano, e que dão bastante jeito. São aliás a alternativa mais barata para voltar a casa depois duma noitada.

A capacidade – leia-se lotação – destes meios é testada ao limite todo o santo dia. A título de exemplo, a carreira 15, que sou obrigado a usar, é servida por uns 10 trolleys, dos quais 6 ou 7 são articulados, passa um a cada 5 minutos, em média, e mesmo assim há sempre um abuso de gente lá dentro. Se fosse uma discoteca, só se dançava com os olhos. Alguém consegue conceber uma maneira melhor de começar o dia do que viajar 20 minutos com o nariz enfiado num sovaco dum russo com problemas de higiene pessoal e a invejar a liberdade de movimentos da sardinha enlatada?

"multitáxi"

Estas carrinhas de 15 lugares são outra forma muito popular de circular em Rīga. Têm trajectos e tarifas fixas, mas não têm horário fixo e são exploradas individualmente, creio.
Funcionam um pouco como abutres do trânsito... procuram as paragens do transporte regular que estejam mais cheias, recolhem alguma clientela e seguem.
As tarifas são 30 santimu durante o dia e 40 durante a noite. Também sai barato, é minimamente confortável e circulam a toda a hora.

táxis vermelhos

Os táxis vermelhos têm umas vantagens fiscais quaisquer, ao abrigo dum acordo entre estes taxistas, o município, os hotéis e o aeroporto. Isto traduz-se automaticamente num controlo apertado das condições em que circulam, o que os torna particularmente fiáveis, sobretudo no que toca ao taxímetro.
Como estão associados ao hotéis, não é muito comum encontrá-los em praças, mas também andem aí...
Do centro até ao dormitório, o preço fica pelos 3 lat.

táxis brancos

Estes ninguém controla. Taxistas por conta própria são necessariamente mitras, e russos na sua grande maioria. Taxímetros traficados são o pão de cada dia, e falar estrangeiro nas proximidades dá golpada garantida. Para o percurso acima referido, em vez de 3 lat, ou mesmo 4 lat, os taxímetros podem marcar 9, 12 ou 44 lat, conforme a atitude do cliente. A forma mais segura é regatear o preço antes de entrar no táxi, alguns ainda embarcam nesse esquema.
A evitar.

E agora a anedota:
Um russo-letão morre e bate às portas do Céu.
Martinho Lutero atende.
-Bom dia. Posso ajudá-lo.
-Sim, por favor. Queria entrar...
-Mas o senhor é russo-letão, certo?
-Sou sim.
-Pois, sabe... isto é o Céu Luterano. O senhor deve estar à procura do Céu Ortodoxo...
-Mas eu fui chamado pelo Senhor!
-Oh! Desculpe! Que confusão a minha... Senhor, o seu táxi está aqui!

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