domingo, setembro 10, 2006

As noites de Rīga

Para acabar de vez com a rotina semanal, muda o calendário das noitadas.
Até agora, estava habituado às noites de quarta e quinta em Aveiro e às noites de sexta e sábado em Leiria, com o habitual destaque para sábado. Um clássico.

Eis que de repente dou comigo numa cidade ligeiramente diferente das supracitadas.

Durante o curso intensivo de letão, a semana estava invariavelmente preenchida com aulas, portanto chegada a sexta-feira lá seguia a romaria no troley 15 até ao centro, e ninguém sabia muito bem a que horas terminava. Mesmo ao sábado dávamos um saltinho aos bares, porque é Agosto e tal, e claro que havia uma ocasional escapadela durante a semana.
Entretanto começou o ano lectivo, a cena turística já é residual, resta a estudantada. Em geral não há aulas à sexta, o que torna as noites de quinta bastante divertidas, anda tudo a descomprimir, e as noites de sexta são uma enchente.

E sábado, pergunta o atento leitor?

Sábado é para esquecer.

Escrevo isto acabadinho de voltar do centro, e passo a descrever o cenário: bares vazios, música de merda nos que ainda têm gente e uma total falta de espírito festivo nas caras de quem circula.
Esta noite foi ainda pontuada por uma streetfight à moda antiga entre dois russos: um "bolha" de boné, todo gingão, na onda da provocação verbal, e um gajo mais pequeno, de tronco nu, com um caparro considerável, calça branca e sapato branco de biqueira estreita e prolongada.
Juntamo-nos à multidão que assiste, ninguém intervém (excepto um segurança dum bar de strip que os mandou ir espancar-se para mais longe da entrada) e uniformes nem vê-los.
O "bolha" vai empurrando o outro pela rua, usando a distância de segurança, o outro tenta atacá-lo com golpes rápidos, incluindo pontapés à cara, a cena arrasta-se sem grande contacto físico... e eis que o outro aplica um selo direitinho ao queixo do "bolha" e o deixa estendido no chão. Um só golpe. Blof!
Claro que ainda lhe pregou um biqueirão nos rins, já depois de o ter neutralizado.
O gajo veste-se, que está uma aragem que constipa, e baza com a maior naturalidade. A multidão dispersa e eventualmente o "bolha" retoma a consciência, é levantado por um amigo e baza com a maior naturalidade possível depois dum KO daqueles. Tudo normal.

A polícia chegou 5 minutos depois.

Adoro Rīga. Mas não ao sábado.

Sem comentários: