domingo, setembro 10, 2006

Dormitórios

Esta é dedicada a quem já viveu em residências universitárias e achou que tinha razões de queixa...

O alojamento oferecido aos estudantes internacionais da LU consistia em dois dormitórios, designados por Reznas e Metro, ambos situados em Rēznas iela, Maskavas forštate.

Metro
www.svmetro.lv
Ao consultar a página, e já dispondo de preçário, pareceu-me que esta gente tem as prioridades trocadas... Ginásio, sauna e coisas do género parecem-me ligeiramente descabidas numa residência destinada a estudantes universitários. Estas coisas pagam-se, e bem! Quartos que lembram os cenários dos “Morangos com Açúcar”, andares baptizados com nomes de cidades ou países, pares de quartos baptizados com nomes de estações de metropolitano... muita parra e pouca uva. Acresce a isto que quem consulte a página fica com a ideia de que a área envolvente é tão convidativa como o interior do edifício. Nada mais longe da realidade.

Este dormitório esteve fechado durante Agosto porque é novo e ainda não estava pronto. A maior parte da malta que esteve alojada no Reznas estava à espera de mudar para lá em Setembro, e quando o fizeram ficaram um bocado desapontados. E eu diverti-me imenso.

Ginásio e sauna, não estão prontos.
Elevadores, funcionam conforme a Lua (óptimo para quem vive no 9º andar).
Espelhos na casa de banho, mentira.
Secretárias no quarto, não creio.
Net no quarto, para breve.
Proibição de ter bebidas alcoólicas nos quartos (boa sorte com essa).
Cozinha? O que é isso?

Creio que por estes dias as coisas vão ficando prontas, pelo menos nas minhas visitas tenho visto algum equipamento a aparecer, mas há que dizê-lo: são uns vigaristas.
A propósito de visitas, é favor deixar documentos na recepção e preencher milhentos dados pessoais do visitante e do visitado antes de poder entrar. Para descer passados 10 minutos. Burocratas.

E quem raio paga 180 € por um quarto individual num hotel (mesmo) que fica no guetto russo?

"Reznas" - Latvijas Universitātes Dienesta Viesnīca
A minha escolha recaiu sobre este pedacinho de céu.

Entrada

Edifício

120 € por um quarto individual, com direito a lençóis. Acesso a cozinha, duche, retretes, lavandaria e sala com PC's ligados à net, parece suficiente.
Não é suficiente. Passo a explicar.

Corredor

23 quartos, metade deles ocupados por duas pessoas, a outra metade só por uma (como é o meu caso) resulta numa população flutuante entre 30 e 40 pessoas.

Cozinha

Agora temos duas cozinhas, e em cada uma delas há um frigorífico (a abarrotar), um armário pequeno, 4 pares de bicos de fogão, nem um forno para amostra, 4 lava-loiças e um escorredor pequeno.
O equipamento móvel, que se move duma cozinha para a outra, resume-se a: uma panela, 2 tachos, 4 frigideiras e 3 colheres de pau. Talheres, copos e chávenas há com fartura, pratos há talvez uns 10...

Os chuveiros são 3, cabines sem porta, e como são unissexo só são usados por uma pessoa de cada vez.
Retretes são 3, e ao fim-de-semana há crises higiénicas por estas bandas, porque aquilo só é limpo em dias úteis.
A lavandaria consiste em 4 máquinas de lavar, para servir não um corredor mas sim todo o edifício (talvez umas 150 pessoas), enfiadas numa cave, onde por sinal também ficam os estendais, sobrecarregados. A roupa leva 3 dias a secar, com sorte. E é Verão.

A sala com 4 PC's também demonstrou ser insuficiente, porque a demanda por 10 minutos para verificar correspondência e ler um par de notícias esbarra na incivilidade de ficar 3 horas seguidas em chats ou a ver páginas com vestidos de gala. E os teclados são um filme.
Só tive acesso à net no quarto quando se formalizou a minha matrícula e me foram entregues dados de acesso à intranet da Universidade.

Como se isto não bastasse, a Administradora só fala letão e russo, tal como as 4 senhoras mal-encaradas que se revezam na recepção e cuja tarefa é manter-nos todos na ordem.
As portas abrem às 6h e fecham às 23h, mas felizmente há sempre alguém na recepção para abrir a porta a quem chegue mais tarde. Pode ser preciso fazer algum barulho para acordar a senhora, mas resulta bem

Isto pareceu um terror nos primeiros dias, mas rapidamente uma pessoa se habitua. Além disso há pior. Parece que um outro dormitório aqui ao lado (afecto a outra instituição) fica mesmo fechado entre as 23h e as 6h, as instalações são um bocado mais podres e há ratoeiras com queijo espalhadas na área dos chuveiros. Só pérolas.

Entretanto já aparecia um apartamento...

3 comentários:

Anónimo disse...

Tv cabo com sporttv? há?

Já dormi num quarto cheio de baratas com um buraco no chão para as necessidades e foi em França que é bem pior que a Letónia.

Um abraço e boa estadia.

Anónimo disse...

Camarada Simões

Como hoje é 11 de setembro, deixo-te aqui um link com informação bem interessante sobre uma inquietante teoria da conspiração com todos os ingredientes que tu gostas numa boa teoria da conspiração.

www.assassinationscience.com/911links.html

Abraço

Anónimo disse...

Por acaso a cozinha não tem microondas??

Menos mal.

Abraço zinho