segunda-feira, abril 30, 2007

A outra metade da história

Ainda o monumento soviético retirado de Tallinn: acabo de desencantar um artigo mais antigo, com paralelos óbvios com a actual situação. Vamos só tentar evitar as equivalências morais por uns tempos.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/2148732.stm

Reality shows

Já estamos fartos de ouvir que temos de seguir o exemplo da Finlândia se queremos ser um país desenvolvido, mas geralmente isto aplica-se à melhoria da qualidade de ensino e coisas que tais. Sucede que a Finlândia tem maneiras diferentes de fazer as coisas em outras áreas. Nós tivemos um gajo que tinha feito quinze quilómetros, pá, e que se queixava que mais ninguém se preocupava em fazer quilómetros, pá. E os finlandeses?

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1292568&idCanal=10

Semana do Enterro 2007 II

Mais uns comentários à SE'07, porque um aluno da UA, mesmo desterrado no Báltico, vive para o Enterro:

Audiência
Desde que cometi a imprudência de falar aqui na Semana do Enterro, a média de visitas do blog disparou duma maneira absurda, em parte devido a esse instrumento do anti-Cristo que é o Google. Claro que quando espetei aqui um contador, esperava contar os cibernautas que liam o blog, em vez dos cibernautas que procuravam o cartaz da SE (viva o POMADA). Iniciou-se a festa, terminou o problema. Infelizmente desconfio que perco alguns leitores durante esta época do ano, que a ressaca não potencia a leitura. Espero no entanto reter alguns destes visitantes ocasionais, que podem vir a revelar-se úteis nos meus planos de conquista global.


Bastou escrever umas palavras mágicas

Feedback
No meio deste maralhal de gente, houve quem comentasse a localização do recinto e não só, mas recordo que escrevi acerca do recinto antes sequer do cartaz ter saído. Entretanto, já recebi informações acerca do recinto: confere, é mais longe, mas é espaçoso e tem melhor acústica que os pavilhões do Parque de Exposições (sendo este último argumento uma superlativa celebração do óbvio). Por mim, quanto mais opiniões me chegarem, melhor. Conto convosco.

Fair and balanced
Admito perfeitamente que a relocalização do recinto tenha as suas vantagens, e fico contente por a coisa estar a correr bem. Já quanto ao cartaz, chamo-lhe serviços mínimos. Mas se houve alguma coisa que aprendi ao longo destes anos, foi que uma boa festa só depende da vontade da malta. Casos célebres como o Festival da Tapada e da festa da rotunda são os melhores exemplos.

A todos um bom Enterro!

PS: se alguém se aperceber de alguma facada nesta posta, faça favor de me alertar...

sexta-feira, abril 27, 2007

Excessivo

Já aqui tinha referido a polémica da retirada dum monumento soviético em Tallinn. Foram avante com a operação, houve um tumulto e deu merda da grossa. A diplomacia há muito que foi para o galheiro, as provocações e tensões sucedem-se, e tragédias destas podem bem repetir-se.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6598269.stm

http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_pictures/6598713.stm

Ocorrência de sinistro

Mais informo que, em Portugal, até nem conduz assim tão mal. Cá para cima é pior. E mal posso esperar para ver as famosas estradas polacas, eslovacas e húngaras!

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6597743.stm

quinta-feira, abril 26, 2007

Caça às bruxas

Outra coisa que não dá bom resultado: gémeos a dirigir um país. Não bastava servirem de capacho aos ianques e instalar um sistema de mísseis, a provocar a Rússia e a azedar as relações com o maior fornecedor de petróleo à Europa, de tentar banir o aborto até em casos de risco de vida, de quererem construir uma auto-estrada numa das reservas ambientais mais significativas do continente, agora vêm com a caça às bruxas:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6593323.stm

ACTUALIZAÇÃO: acrescentemos homofobia:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6596829.stm

quarta-feira, abril 25, 2007

Борис Ельцин

Para quem não domina o alfabeto cirílico, o título é Boris Ieltsin, recentemente falecido. José Milhazes escreveu aquela que considero a melhor peça que li nos últimos tempos acerca de Ieltsin e do seu legado. Aconselho vivamente a leitura.

Vou ainda permitir-me algumas considerações: dissolver um monstro com a União Soviética numa golpada parece-me ter sido uma ideia bastante estúpida e pouco ponderada; esta apologia cega do mercado livre só traz problemas, como o assalto total aos bens estatais, que deixou milhões na miséria e um punhado de bilionários; e a vodka é má conselheira.

Sabeis o que o Capitalismo fez, que o Comunismo não conseguiu fazer em 70 anos? Dar uma boa imagem do Comunismo.



quarta-feira, abril 18, 2007

Capitalistas de Leste

O LIDL aceita pagamentos por Multibanco?

http://dn.sapo.pt/2007/04/18/economia/banco_letao_capital_ucraniano_abre_l.html

A propósito, eu conheci essa senhora...

terça-feira, abril 17, 2007

Castiga!

Castigou o rabinho duns meninos, agora pode ser que uns meninos mais grandinhos lhe castiguem o rabinho a ele...

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1291413&idCanal=10

Semana do Enterro 2007

Fui alertado para uma situação curiosa (obrigado, Marta) que diz respeito à Semana do Enterro (SE) da Universidade de Aveiro. Outros queimam fitas, nós acartamos um cadáver, assim numa onda de funeral na Faixa de Gaza.

O meu primeiro ano na Universidade de Aveiro coincidiu com o último ano em que o recinto da SE foi no Parque de S. João, debaixo do IP5, a 5 minutos da Praça do Peixe. Lembro-me de ter bebido Super Bock baratinha, de ter alternado regularmente entre o palco principal, onde vi Gabriel, o Pensador, e a tenda alternativa, onde actuavam bandas e artistas menos notórios, como X-Wife e The Legendary Tiger Man (!), mais os vencedores do CoMA.

Semana do Enterro 2003

Entretanto veio o Polis, o recinto foi mudado para o Parque de Feiras e Exposições, para um pavilhão com uma acústica vergonhosa, e cuja distância ao centro obrigou ao uso de autocarros regulares, grátis para os utentes, mas certamente pagos por alguém. A cerveja passou a Tagus, encareceu brutalmente (o que é estranho, já que é Tagus) e deixou de ser vendida em barracas geridas directamente pela AAUAv. A tenda alternativa desapareceu, e o touro mecânico que vi o ano passado não me pareceu um substituto à altura...

Mas a SE'07 promete ser algo completamente novo, a acreditar pelo que li no portal da AAUAv: A Associação Académica vem pelo presente informar todos os alunos que a Semana do Enterro 2007 decorrerá entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio, no estádio Municipal de Aveiro. A Direcção da AAUAv. considera que esta é a solução que melhor serve os interesses dos estudantes da UA, dado que permitirá desenvolver um novo conceito de Semana Académica, um conceito mais abrangente, diversificado e, portanto, fortemente inovador.

Em termos de inovação vou esperar pelo cartaz e outros detalhes, mas permito-me desde já esclarecer a questão da distância ao centro. A malta já antes se queixava que o Parque de Feiras era longe...



Vou assumir que lá para 2010 a Semana do Enterro terá lugar na praia, em Espinho, ou talvez em Águeda (a malta da ESTGA ia adorar) e, quem sabe, talvez em 2015 o bilhete da Semana do Enterro não seja mais que um passe semanal de comboio suburbano para o Porto ou de comboio regional para Coimbra.

Saudações Académicas!

Chuck Norris

De facto: onde andas, Chuck Norris?

http://dn.sapo.pt/2007/04/17/opiniao/a_ratazana_dentes_chuck_norris.html

domingo, abril 15, 2007

Equilíbrio frágil

Não me considero exactamente pessimista, mas não ignoro que há muita coisa errada comigo e em meu redor. Estou desterrado num bairro pobre no Leste da Europa, a minha carreira académica não anda saudável e ando a beber demais. Campus Europae, chamam-lhe.

Ontem, nova parda. Vou culpar a vodka, como é evidente. A garrafinha que trazia na mala foi apreendida pelo segurança dum bar (ninguém me mandou abrir a dita dentro do respectivo, pronto), vinguei-me com os malditos apple pies (6 em 10 minutos), mandei um tralho clássico, arrastei-me para morfar uma hamberga, paguei um balúrdio pelo táxi e cheguei inteiro a casa. Do mal o menos.

O que é chato é um gajo acordar, ver uma poça de vómito ao lado da cama e não ter presente memória de tal ocorrência. Isto implicou uma limpeza total ao quarto e duas máquinas de roupa, não pelo estardalhaço, que foi mínimo, mas porque resolvi aproveitar o ímpeto higiénico. Agora o quarto está limpinho, arejado e muito mais apresentável para as visitas, e tenho mais roupa lavada.

Como salvar um domingo que começa desta forma? Complicado, mas possível. Um telefonema à esposa, uns ovos estrelados e tosta de queijo e uns minutinhos sentado ao sol, na companhia distante da komandante mais rezingona do plantel, da velhinha sentada no banco do jardim, dos três vagabundos que ocuparam o prédio em frente e já lhe pegaram fogo duas vezes, do casal francês e do austríaco que resolveram fazer um picnic a 20 metros do dormitório, mais uns gatos vadios e uns corvos.


Bucólico, não?

Numa tarde calma e soalheira é fácil descontrair, por muito má que tenha sido a manhã. Vale a pena aproveitar o que há de bom na vida. Boa tarde a todos :)

Fachos e ameaças

Se bem me recordo, os Gato Fedorento foram ameaçados depois da situação do cartaz no Marquês. Aqui a extrema-direita é muito mais activa e perigosa que em Portugal, mas parece que não são os únicos:

http://www.baltictimes.com/news/articles/17670/

Não ouvia falar em escalpes há algum tempo...

sábado, abril 14, 2007

Tudo calmo na frente de Leste

Fundamentalismo católico polaco derrotado. Tenho mais uma razão para sorrir, só e apenas porque estes retrógrados de merda não conseguiram levar a deles avante.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1291113&idCanal=10

E querem uma Constituição Europeia a banir o aborto por completo!

quarta-feira, abril 11, 2007

Guerra total!

Provavelmente, a melhor guerra do mundo!

http://dn.sapo.pt/2007/04/11/economia/cervejeiras_abrem_nova_guerra_sobre_.html

Jornais desportivos

O Manchester United ganha 7-1 ao AS Roma nos quartos de final da Liga dos Campeões. Não acontece todos os dias. O Manchester United não dava uma tareia de pissa assim desde 1968. Vejamos então as capas dos maiores diários desportivos portugueses: A BOLA, O JOGO, e Record.

Surreal. Safa-se o Record.

terça-feira, abril 10, 2007

The Baltic Times

Decidi debruçar-me sobre as notícias do Baltic Times, o pasquim regional escrito em inglês, um bocado light no conteúdo, mas conheço um gajo que trabalha lá, e agora perdi o fio à meada. Vejamos então:

Estónia abre uma escola em Helsínquia
Aqui na Letónia fecharam as escolas russas.

Polícia investiga hooligan homofóbico
Andam pela rua aos magotes, estes fachos.
Mas no ano anterior não houve problemas.
A parada foi proibida pelas autoridades.

PM russo apela ao boicote à Estónia
Os monumentos soviéticos estão SEMPRE na berlinda.

Traficante letão detido na Irlanda
50 volumes de tabaco é, no mínimo, indiscreto.

Comentários de Barroso acerca do potencial da Lituânia
Exemplificar pela negativa: olhem para Portugal.
E sobretudo para um certo ex-primeiro ministro.

Letónia inicia o caminho para o referendo
A mesma reforma decorre em Portugal, mas não há quem consiga parar Uma Maioria, Um Governo, Um Presidente. Quanto a referendos, houve um recentemente, não sei se deram conta...

E foi uma série de tripes com um jornal.
Boa Noite.

segunda-feira, abril 09, 2007

Ela também está de volta!

Mais um regresso, nas páginas desse hino ao desporto que é A BOLA, desta feita Orsi Fehér (com a mesma fotografia que eu tinha incluído num post anterior) pela mão dum rebarbado comentador.

Eu estou à frente do meu tempo.

domingo, abril 08, 2007

Bullet in an iPod

Olha a Apple com publicidade grátis:

http://dn.sapo.pt/2007/04/08/internacional/o_i_que_salvou_a_vida_a_kevin_garrad.html

sábado, abril 07, 2007

Ele está de volta!

Na edição de hoje d'A BOLA, antevisão do Sp. Braga vs Sporting por Hugo, que ainda anda por aí, embora sem seguir um conselho que lhe foi dado neste blog.

sexta-feira, abril 06, 2007

Diz que é uma espécie de facho

Estes fachos do PNR e da FN incomodam-me. Estas teorias de protonacionalismo são absurdas, a intolerância é chocante, e o relevo que estas coisas vão assumindo é preocupante. Haja pelo menos alguém que os ponha no lugar:

http://dn.sapo.pt/2007/04/06/nacional/os_gato_fedorento_estao_ameaca_extre.html

E enquanto em Portugal os fachos são um factor político nos dias que correm, excepção feita às claques da bola, aqui na Letónia a realidade é outra. Volta e meia, anda um grupo de skins aos berros, com tijolos nas mãos, a varrer as ruas à noite, e ainda há coisa de 3 ou 4 dias, em pleno dia, numa zona muito movimentada, uns skins tentaram armar confusão comigo e com o .

Há merdas que não acontecem só aos outros.

domingo, abril 01, 2007

O Diploma

Afinal passei 3 cadeiras do semestre passado! A conta eleva-se, e não chumbo de certeza... Assim vale a pena trabalhar :)

'tou a brincar... primeiro de Abril e tal...

Aborto XII

Já muito depois da ressaca do referendo, volta a pairar a estupidez e a desonestidade intelectual. Há gente que me merece o mais profundo desprezo, gente que deveria ser permitido abortar a posteriori.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1289923&idCanal=10

Pior leitura de resultados, só o Menezes.