Fui alertado para uma situação curiosa (obrigado, Marta) que diz respeito à Semana do Enterro (SE) da Universidade de Aveiro. Outros queimam fitas, nós acartamos um cadáver, assim numa onda de funeral na Faixa de Gaza.
O meu primeiro ano na Universidade de Aveiro coincidiu com o último ano em que o recinto da SE foi no Parque de S. João, debaixo do IP5, a 5 minutos da Praça do Peixe. Lembro-me de ter bebido Super Bock baratinha, de ter alternado regularmente entre o palco principal, onde vi Gabriel, o Pensador, e a tenda alternativa, onde actuavam bandas e artistas menos notórios, como X-Wife e The Legendary Tiger Man (!), mais os vencedores do CoMA.
Semana do Enterro 2003
Entretanto veio o Polis, o recinto foi mudado para o Parque de Feiras e Exposições, para um pavilhão com uma acústica vergonhosa, e cuja distância ao centro obrigou ao uso de autocarros regulares, grátis para os utentes, mas certamente pagos por alguém. A cerveja passou a Tagus, encareceu brutalmente (o que é estranho, já que é Tagus) e deixou de ser vendida em barracas geridas directamente pela AAUAv. A tenda alternativa desapareceu, e o touro mecânico que vi o ano passado não me pareceu um substituto à altura...
Mas a SE'07 promete ser algo completamente novo, a acreditar pelo que li no portal da AAUAv: A Associação Académica vem pelo presente informar todos os alunos que a Semana do Enterro 2007 decorrerá entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio, no estádio Municipal de Aveiro. A Direcção da AAUAv. considera que esta é a solução que melhor serve os interesses dos estudantes da UA, dado que permitirá desenvolver um novo conceito de Semana Académica, um conceito mais abrangente, diversificado e, portanto, fortemente inovador.
Em termos de inovação vou esperar pelo cartaz e outros detalhes, mas permito-me desde já esclarecer a questão da distância ao centro. A malta já antes se queixava que o Parque de Feiras era longe...
Vou assumir que lá para 2010 a Semana do Enterro terá lugar na praia, em Espinho, ou talvez em Águeda (a malta da ESTGA ia adorar) e, quem sabe, talvez em 2015 o bilhete da Semana do Enterro não seja mais que um passe semanal de comboio suburbano para o Porto ou de comboio regional para Coimbra.
Saudações Académicas!