quinta-feira, maio 31, 2007

Vaira Vīķe-Freiberga

A acreditar numa série de jornais, a Saeima, que é o Parlamento letão como todos sabem, elegeu o novo Presidente. Esqueçamos o sufrágio directo, então. Parece que o indivíduo até é um homem realizado e competente, mas isto cheirou demasiado a joguinhos partidários.

Por outro lado, o candidato derrotado vinha sendo acusado de colaborar com o regime soviético, mas defende que a actual Presidente não gosta dele por causa duma negociata qualquer. Estava na cara que ia perder a eleição.

Mas não é por isso que escrevo. Aliás, pouco me interessa. O que é importante, e grave, neste caso, é que a Vaira se vai embora!


Valsts Prezidente Vaira Vīķe-Freiberga

Aqui, a Presidente Vaira Vīķe-Freiberga, que termina o seu segundo mandato em Julho, está acima de Deus. Toda a gente adora a mulher, tem um currículo robusto, obra feita, recebeu honras incríveis e acaba por ser uma das poucas personalidades na política local que não merece um valente par de chapadas na tromba. Aliás, costuma ser ela a distribuir as chapadas. Kinky.

Claro que há contestação, ninguém sabe ao certo até que ponto a senhora pode ser influente e o seu papel no sistema é pouco claro. Mas a senhora é sexy, ao nível duma Fátima Campos Ferreira, e poderosa, como um Chuck Norris no feminino. Quase, vá.

Espero que, à semelhança dos nossos Guterres e Sampaio, resolva dedicar-se à cidadania activa nas Nações Unidas, ou mesmo na GRAP, nem sei, mas esta mulher é uma fonte de inspiração para todos os que, como eu, pisaram o mesmo chão que ela.

quarta-feira, maio 30, 2007

Portugal pacato

Parece que uma instituição chamada Economist Intelligence Unit acaba de publicar um índice dos países mais pacíficos no Mundo. Noruega no topo da tabela, Iraque no fundo, poucas surpresas...

Portugal em nono lugar. Tudo pacato.

terça-feira, maio 29, 2007

Humilhante II

Ainda a descasca: no site do DN não se consegue ver a imagem da capa de 23 de Maio (dica do sô ). Gostava de saber se esta notícia do genérico Gato Fedorento teve destaque de capa. Mas gostava mesmo de saber isso.

Actualização: teve destaque, pois! Ei-lo nos arquivos!

Humilhante

Tenho reparado que a informação em Portugal está cada vez mais politizada e sensacionalista. E em relação ao sensacionalismo, agrada-me que seja desmontado uma vez por outra. Só não gostava de estar na pele da jornalista do DN que teve de levar esta ensaboadela do Ricardo Araújo Pereira... Roça o embaraçoso.

segunda-feira, maio 28, 2007

Caça às bruxas II

Morreu Jerry Falwell, mas o seu legado continuará por esse mundo fora, especialmente na Polónia:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6698753.stm

domingo, maio 27, 2007

Democracia exemplar II

É impressionante a forma como as liberdades individuais se vão esvaindo em fumo a pretexto da luta anti-terrorista, que se vem revelando em si mesma uma forma de terrorismo verbal. Uma falsa ameaça de bomba dá cadeia, mas se for um governante a fazê-la em público, não há problema. Espiral descendente.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/politics/6696673.stm

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety.

sexta-feira, maio 25, 2007

A Dualidade do Homem II

Na remota eventualidade de alguma mulher feminina do sexo oposto achar a questão da dualidade muito complicada, eis aqui um guia para simplificar as coisas. Obrigado, Jó, por mais um contributo de relevo. Homens de todo o Mundo, uni-vos!

quinta-feira, maio 24, 2007

Fachos e ameaças II

De facto, a onda neonazi por estas bandas está em altas, mas volta e meia temos boas (?) notícias. Eu e o já tivemos um episódio chato, conheço um gajo do Bangladesh que já levou um tareão, conheci outro português a quem perguntaram "qual era a sua missão"... mas um incidente com uma brasileira não passou impune. Claro que ela vinha acompanhada dum jornalista local, o que terá facilitado a denúncia e posterior actuação:

http://www.baltictimes.com/news/articles/17914/

quarta-feira, maio 23, 2007

Democracia exemplar

Cheiremos os suspeitos do costume:

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6683803.stm

A Dualidade do Homem

Uma escandalosa cabala urdida contra mim levou a que o meu rabo fosse visto por cerca de 30 estudantes Erasmus, esta tarde. Na sequência destes acontecimentos e da respectiva explicação às autoridades competentes, consegui chegar a uma conclusão que poderá salvar a Humanidade. Pelo menos metade da Humanidade. Claramente a metade masculina.

Alguns de vós estarão a par da teoria da dualidade onda-partícula.
O melhor exemplo para descrever esta dualidade será a Luz:

- Por um lado, a Luz é constituída por partículas, chamadas fotões.
- Por outro lado, a Luz comporta-se como uma onda.
- Assim a Luz não pode ser correctamente descrita apenas pela sua natureza corpuscular ou pela sua natureza ondulatória.
- A Luz é ambas as coisas!

Estabelecendo o paralelo:

- Por um lado, o Homem comporta-se como um adulto responsável.
- Por outro lado, o Homem comporta-se como um adolescente parvo.
- Assim o Homem não pode ser correctamente descrito apenas pela sua natureza racional ou pela sua natureza animal.
- O Homem é ambas as coisas!

Espero que isto ajude as mulheres a compreender um pouco mais, ou pelo menos a dar mais borlas à malta. Talvez as expectativas baixem também um bocado.

terça-feira, maio 22, 2007

Recalcamentos de infância II

Mais uma do baú, graças a um tal de Simões, mas mais novo.




sexta-feira, maio 18, 2007

Das Kapital

Sem me alongar muito em termos ideológicos, fica aqui mais um artigo do DN acerca duns párias que eu vou ter que sustentar com os meus impostos dentro duns anos. Um belo exemplo para explicar a certos apóstolos que por aí andam que esta teoria do mercado livre global só traz problemas e apenas legitima a exploração do Homem pelo Homem. Já o tinha referido aquando da morte do Boris Ieltsin e voltarei a trazer o assunto à baila sempre que surgir nova prova. O que vem sendo mais e mais comum.

Avante, camaradas!

Toranja

Desenganem-se, não tem nada a ver com a banda. São mesmo toranjas gigantes dum gajo que, por sinal, é meu vizinho!

http://dn.sapo.pt/2007/05/18/cidades/toranjas_gigantes_candidatas_guinnes.html

Do balão ao tubinho

Boa noite, senhor condutor.
Carta de condução e documentos da viatura, se faz favor.
Bebeu alguma coisa?
Então, sopre, faz favor.
Consumiu algum tipo de substância ilícita?
Sim, estou a falar de drogas...
Então faz favor de cuspir aqui para dentro do tubinho, urinar, dar 10 voltas a correr à volta da sua viatura... e espero que não tenha medo de agulhas.

Vou ter que o autuar.


http://dn.sapo.pt/2007/05/18/sociedade/policia_kit_para_condutores_drogas.html

quinta-feira, maio 17, 2007

Ibericozinhos

Por outro lado, se em termos de tráfico de droga e capacidade aeromilitar estes gajos são fracos, em termos de defesa dos seus símbolos nacionais são bastante severos. Um bando de ursos foi dentro por andar a amotinar com bandeiras (que esta cidade está sempre cheia delas, seja por visitas de alto nível ou pelos feriados quinzenais de independência) e pela descrição, acho que foi o mesmo grupo que encontrei no french bar...

A propósito, não tenho nada a ver com o assunto. Estava bem longe nessa altura. Citando um filósofo esloveno:
I didn't do nothing!

Balticozinhos

Referi há uns tempos as peripécias duns portugueses que surpreenderam as autoridades letãs com um espectacular carregamento de droga. Percebi hoje que é um problema dos bálticos. Estes gajos de facto são uns maricas. Comparemos:

Estónia - maior apreensão de droga de sempre

Portugal - última apreensão de droga referida no PÚBLICO

Estes gajos têm muito que aprender. Para já, até somos nós que vamos assegurando a vigilância do espaço aéreo e tudo. Que meninos.

quarta-feira, maio 16, 2007

Política a sério

Eis um excelente exemplo para aproximar os cidadãos da política e cidadania activa, directamente importado da Bélgica:

http://www.nee-antwerpen.be/index-eng.htm

Obrigado, , por divulgares esta pérola.
Não vou sequer perguntar como descobriste.

Tiros por todo o lado

Primeiro, a notícia:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1294172&idCanal=10

Depois, perceber se isto é mais ou menos grave que inscrever um recém-nascido como sócio do Benfica.

dâbliu van

Ainda precisa duns retoques a sério, mas vista da janela parece em boa forma... A propósito, quero baptizá-la, mas estou sem ideias. Aceito sugestões até à véspera da partida ou até encontrar o nome ideal.


EB 9455

Já falta pouco!

terça-feira, maio 15, 2007

Patentes

E se eu patentear a respiração?

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1294029&idCanal=61

Porcos capitalistas!

sábado, maio 12, 2007

Fly cheapest!

Agora que as minhas deslocações aéreas vão ser interrompidas por largos meses, tenho a declarar umas coisas acerca da ryanair. Esses gajos são uns pelintras de merda!

Hoje foi o aeroporto de Bremen. O interior é brutal, mas a ryanair funciona num hangar anexo, completamente despido. Acho que nunca entrei num avião deles por uma manga de embarque... vais à chuva que te fodes. Da outra vez foi o "aeroporto de Hamburg", que na verdade fica em Lübeck, ou melhor, nos arredores de Lübeck, a quase 80 kms de Hamburg!

Depois é esta palhaçada de dizerem que um vôo Bremen-Rīga demora 2 horas. Chegam sempre 20 minutos mais cedo, um gajo ainda tem de aturar uma gravação dum labrego a dizer que a companhia é a mais pontual da Europa - chegar cedo não é ser pontual! - e hoje tinha que esperar exactamente esses 20 minutos pelo autocarro para o centro!

E que merda vem a ser esta de enfiarem mais umas filas de bancos? Os lugares estão cada vez mais apertados! E falando em apertos, não percebo porque raio bloqueiam as filas dos topos quando o avião não vai cheio. Menos trabalho para as ex-mulheres do comandante que andam com aquele carrinho idiota para cima e para baixo.

Claro, também tiram as redes dos bancos, sacos de enjôo já desapareceram há muito, qualquer dia temos de pagar para usar a retrete, e por aí adiante. E a poupança chegou a um nível escandaloso: não me lembro da última vez que vi uma hospedeira de bordo que não fosse um camafeu!

Bardamerda! Filhos da puta!

terça-feira, maio 08, 2007

Audiências

Dá gosto estudar a audiência deste blog. Com 2351 visitas até ao momento em que escrevo (continuo a culpar o Enterro), tenho aqui visitantes de 13 países, nas últimas 100 visitas. E a taxa de visitas não oriundas do Google vai subindo... nada mau :)


Falta África, por alguma razão

Estou a preparar um projecto maior e mais abrangente.
Isto só moraliza!

segunda-feira, maio 07, 2007

Abre os olhos, Olegário...

...quando a bola passa a linha é golo no meu dicionário!
Epá, ele merece isto todos os dias.
Fica para a posteridade:


Tudo pelo Sporting!

Ainda há ideias originais! Já muito se falou em incentivos a equipas de futebol, por parte de adeptos de outros clubes, para derrotar adversários directos... mas esta leva a palma!

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1293213&idCanal=10

A petição referida encontra-se neste endereço:

http://www.petitiononline.com/Pacosfcp/petition.html

Agora só vou ter de explicar à minha patroa porque não posso ir ao IKEA...

Há pesadelos e pesadelos...

José Milhazes teve um pesadelo, e felizmente para o Mundo transcreveu-o no seu blog. Um dos textos mais hilariantes que já li, mas que também me fez reflectir. Às vezes tenho pena de não ter em Portugal esta tradição de malhos de porrada bem aplicados que parece resolver tantos problemas...

Loose Change 9/11

Acabei de ver o filme Loose Change 9/11 e aconselho vivamente que todos o vejam. Porque há uma coisa chamada propaganda e todos parecem estar resignados a confiar nela. A geopolítica nunca mais foi a mesma desde então.

Ask questions. Demand answers.

http://video.google.com/videoplay?docid=7866929448192753501&q=loose+change

domingo, maio 06, 2007

O novo Vasco Pulido Valente?

Um dos males de apenas ter acesso a versões online de jornais é que um gajo perde as colunas de opinião. Faz-me diferença, sobretudo no PÚBLICO. Embora possa ler os artigos do Pacheco Pereira, que os disponibiliza no ABRUPTO, não tenho possibilidade de ler as crónicas do Vasco, cuja passagem pela blogosfera foi efémera

Entretanto o DN fez uma purga aos colunistas de esquerda, foram-se o Ruben Carvalho, o Medeiros Ferreira e a Joana Amaral Dias (estes dois últimos escrevem no Bicho Carpinteiro, vai valendo isso) e agora o leitor leva com os bitaites insonsos do Ferreira Fernandes todos os dias, às vezes em dose dupla. Andava eu desiludido com isto quando me deparei com um novo elemento no plantel: um tal de Alberto Gonçalves, sociólogo.

Embora a palavra "merda" não surja tão regularmente nos seus textos, e ignorando a escassez de referências a Fontes Pereira de Melo, sou gajo para dizer que este fulano é tão contundente, venenoso e zangado com a vida como o Grande Vasco. Eis alguns excertos da sua análise da semana:

Chávez personifica a verdade e a essência do género. Na sua bestialidade primordial não há senão violência pura


Ninguém imaginaria que a opinião pública internacional interrompesse uma agenda carregada de entusiasmados protestos contra os Estados Unidos para lamentar as mortes de 200 mil ou 300 mil pretos (...)

Convinha era estabelecer um número de feridos a partir do qual um jogo da bola atinge o estatuto de "ligeiro contratempo" ou de "chatice dos diabos". Três feridos? Trinta? Cem feridos e dez mortos?

O Parlamento debateu a nova lei do tabaco. Na prática, a lei nacionaliza estabelecimentos de hotelaria e aparentados, investindo os seus proprietários na arte da denúncia.

GONDOMAR TECH (acho que o título diz tudo)

Isso explica que o "caso" Carmona, um retrato banal e relativamente moderado do municipalismo democrático, se tenha transformado num drama partidário e nacional.

Em larga medida, Attali é a "République": um vácuo pomposo, uma ruína da subvenção estatal cercada por automóveis em chamas.

Mais um que vale pela forma e não pelo conteúdo. Aprecio bastante. Não há nada melhor para nos animar do que saber que há alguém neste mundo mais frustrado que nós, não é?

Mesmo assim, o Vasco é o maior!

Marcharam, fumaram

E faltava lá eu! A Marcha pela Cannabis parece ter corrido bastante bem. Provavelmente num ambiente descontraído.

http://dn.sapo.pt/2007/05/06/sociedade/quase_pediram_cannabis_legalizada.html

sexta-feira, maio 04, 2007

Marchemos, fumemos

Creio que já ter aqui referido a Marcha Global pela cannabis. Assim de repente, destaques no DN:

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/marcha_mundial_pela_cannabis.html

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/proibicao_controversa_margem_ciencia.html

http://dn.sapo.pt/2007/05/04/sociedade/portugal_haxixe_mais_barato_ue.html

Outra: dois portugueses foram presos na Letónia com uma quantidade colossal de haxixe, quase um grão de arroz. O Miguel Portas refere-o no seu blog - leiam os comentários - e eu aproveito para mandar um abraço ao David e ao João, e ao grupo que os acolheu. Próxima vez, faço eu o jantar!

quinta-feira, maio 03, 2007

Celebrando a liberdade...

... à bastonada!

Terá passado despercebido a alguns bêbados (que eu conheço) mas não convém nada que fique em branco. Vídeos, fotografias e relatos dum malho de porrada absolutamente gratuito na Rua do Carmo, no dia 25 de Abril. Essa data diz-me algo, mas não me ocorre assim de repente o quê...

Cravado no Carmo

Uma última palavra para a polícia à paisana: enquanto não vir um distintivo, posso defender-me à bastonada também? Filhos da puta.

Portugal de A a Z

Minha mãe querida fez-me chegar este endereço à caixa de correio, e já o estou a utilizar como propaganda aqui com esta estrangeirada toda. Um projecto de malta da Universidade do Porto:

Portugal de A a Z